Semanalmente, várias intervenções são sugeridas pelos vereadores para melhorar a situação da saúde púbica em Camaçari, ampliando a oferta e qualidade do serviço no município. Para prestar esclarecimentos sobre o atendimento e responder os questionamentos dos vereadores, o secretário municipal de Saúde, Washington Couto, e o coordenador geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Camaçari, Luciano Pinto, participaram da sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Camaçari na manhã de terça-feira (07). A ação atende ao Requerimento 188/2016, de autoria do vereador Junior Borges (DEM).
“Nós somos heróis, estamos dando nó em pingo de água”, desabafou o secretário de saúde ao citar a demanda crescente dos serviços e recursos. O secretário apresentou dados referentes ao atendimento no município e falou, especialmente, sobre as dificuldades enfrentadas. “Toda a equipe de saúde está mobilizada para identificar as dificuldades e buscar soluções. Atualmente conseguimos atender 60% dos casos de urgência e emergência. Muitas vezes, por telefone, conseguimos realizar atendimentos evitando assim a grande lotação do Hospital Geral de Camaçari”, relatou.
Já o coordenador geral do SAMU em Camaçari, Luciano Pinto, falou sobre o funcionamento e dificuldades enfrentadas pelo serviço. “Estamos passando por problemas como falta de ambulância, por exemplo. Trabalhamos para tentar suprir ao máximo as demandas, inclusive com solicitação de ambulâncias de Salvador em casos graves”, contou. Luciano explicou ainda que a mudança da sede do Samu e outras melhorias para facilitar a comunicação entre a população e a central vão agilizar o deslocamento das unidades.
O secretário também respondeu questionamentos sobre o atendimento nas UPA’s, projeto para o Hospital Regional, parceria com o HGC, funcionamento do Hospital Dia e greve dos médicos. De acordo com o Couto, as duas salas de cirurgia do Hospital Dia – instalado no mesmo prédio da Policlínica – ainda não estão funcionando devido a atrasos e a greve dos médicos. Enquanto isso, ele afirma que os pacientes de Camaçari estão sendo encaminhados para procedimentos no HGC, em outras cidades e estados.
O vereador Júnior Borges (DEM), ressaltou a importância dessa ‘prestação de contas’ para dar uma resposta adequada à população. “Somos questionados frequentemente pelos cidadãos e não temos explicações concretas. Por isso as convocações serviram para que estejamos embasados para responder as dúvidas da população com propriedade, a partir das falas dos dois gestores”, afirmou o democrata.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|