Iniciativa integra um bloco de propostas estratégicas para o SUS (Foto: Reprodução)
A Bahia deu um passo importante para se consolidar como polo estratégico na produção de medicamentos de alta complexidade, no Brasil. O Ministério da Saúde aprovou uma nova Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) que permitirá à Bahiafarma, em parceria com a Bionovis S.A., produzir nacionalmente o eculizumabe — um medicamento essencial no tratamento da hemoglobinúria paroxística noturna (HPN), uma doença rara e grave da medula óssea.
A HPN provoca a destruição das células sanguíneas e pode causar anemia severa, fadiga incapacitante, dores abdominais e um risco elevado de trombose, com potencial de complicações fatais. No Brasil, a estimativa é de 1,3 novos casos por milhão de habitantes ao ano. Apesar da baixa incidência, os custos com o tratamento, são altos.
Atualmente, o eculizumabe é importado, com alto custo para o Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2023, os gastos com a compra do medicamento no exterior ultrapassaram R$ 1 bilhão. Com a produção nacional, a economia projetada para os próximos dez anos supera R$ 6,1 bilhões, segundo dados da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde.
Além da economia, a aprovação da PDP fortalece a soberania sanitária e reduz a dependência externa do país em relação a medicamentos estratégicos. A proposta da Bahiafarma prevê a transferência integral da tecnologia de produção do eculizumabe, incluindo os bancos celulares mestre e de trabalho — atualmente sob domínio da empresa sul-coreana Samsung Bioepis, parceira da Bionovis.
O cronograma estabelece que a internalização total da tecnologia e a estruturação da planta biotecnológica aconteçam no prazo máximo de dez anos, com início imediato após a assinatura do termo de compromisso.
A iniciativa integra um bloco de propostas estratégicas para o SUS, que busca descentralizar a produção de medicamentos, fortalecer a indústria nacional e ampliar o acesso a tratamentos de alta complexidade, especialmente no Nordeste.
(Foto: Reprodução)
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|