Edilson Cruz, de 56 anos, tinhao desejo de reencontrar o mar (Foto: Ascom/HPCL)
Há sonhos que o tempo não apaga, apenas adormece. Para Edilson Cruz, de 56 anos, o desejo de reencontrar o mar permaneceu latente por três décadas. Na última quinta-feira (3), esse anseio se tornou realidade graças à iniciativa do Hospital Professor Carvalho Luz (HPCL), em Salvador.
Internado desde setembro de 2024 devido a um quadro crônico de saúde cujos detalhes não foram divulgados, Edilson viu sua rotina hospitalar se transformar em esperança quando a Comissão de Humanização do HPCL, através do projeto "Carrinho do Desejo", decidiu atender ao seu pedido. Natural de Olindina, a cerca de 200 km da capital baiana, ele não via o oceano desde a juventude. "Foi maravilhoso. Amei. Voltei renovado. Sem problemas de hipertensão, diabetes", brincou, expressando sua gratidão à equipe que o acompanhou nesse momento único.
A presidente da Comissão de Humanização, Andressa Oliveira, destacou que a iniciativa reflete o compromisso do hospital em ir além do tratamento clínico, valorizando os desejos e emoções dos pacientes. "A visita à praia aconteceu porque esse era um sonho especial do paciente e a equipe se mobilizou para torná-lo realidade com toda segurança. Essa ação faz parte de um projeto maior que busca proporcionar momentos de alegria e bem-estar, reforçando que o cuidado também está em pequenas grandes realizações", afirmou.
Alegria importa
A ciência corrobora a importância de momentos de leveza e bem estar para a saúde física. Estudos indicam que a felicidade e o equilíbrio emocional exercem influência positiva no sistema imunológico e cardiovascular, além de reduzir inflamações e acelerar processos de cicatrização. Além disso, a humanização no atendimento de saúde melhora a experiência do paciente, aumenta a adesão ao tratamento e reduz conflitos, promovendo um ambiente mais seguro e confortável.
O HPCL, localizado no bairro de Nazaré, faz parte da rede de saúde pública estadual e oferece tratamentos em diversas especialidades, atuando como hospital de retaguarda para pacientes crônicos. Com uma Comissão de Humanização atuante, busca proporcionar bem-estar e cuidado integral, reconhecendo que, por vezes, um sopro de brisa marítima pode ser tão terapêutico quanto a mais avançada das medicações.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|