Nesta quarta-feira (2), o Governo do Estado da Bahia entregou duas importantes reformas em escolas da rede estadual de Camaçari. As obras de modernização, realizadas no Colégio Estadual de Tempo Integral José de Freitas Mascarenhas e no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, somaram um investimento de R$ 20 milhões, beneficiando 4,6 mil estudantes do ensino médio e da educação profissional. A iniciativa faz parte dos esforços para aprimorar a qualidade do ensino e oferecer melhores condições de aprendizado.
Segundo a secretária de Educação, Rowenna Brito, as melhorias vão além da infraestrutura física, impactando diretamente na permanência e segurança dos alunos no ambiente escolar. "É mais do que investimento em obra física, é investimento na permanência dos estudantes no ambiente escolar, na segurança deles, no cuidado, já que eles ficam mais tempo aqui utilizando esses equipamentos", explicou.
José de Freitas Mascarenhas
Localizado no bairro Alto da Cruz, o Colégio José de Freitas Mascarenhas passou por uma transformação completa. A unidade agora conta com uma nova estrutura esportiva, incluindo um campo de futebol society, piscina semiolímpica, vestiário, e uma quadra poliesportiva coberta. Além disso, um teatro com capacidade para 200 pessoas foi construído, oferecendo aos alunos um espaço dedicado à cultura e à arte. A escola também ganhou uma guarita, e em breve contará com uma quadra de areia, pista de salto, restaurante estudantil e melhorias na biblioteca.
Os novos equipamentos foram celebrados pelos alunos. Estephany Cardoso, estudante do 2º ano, destacou a importância das novas instalações esportivas para a rotina escolar: "Amei a quadra e a piscina, principalmente, porque agora a gente não fica mais na aula de educação física tendo apenas aula teórica. Temos o prazer de vir toda sexta-feira para praticar diversos esportes", comentou.
A nova estrutura também deu suporte para iniciativas como a Brigada Ambiental, projeto desenvolvido no curso técnico de meio ambiente. Os estudantes são incentivados a cuidar do paisagismo e manter uma horta que ajuda na alimentação saudável e no combate às mudanças climáticas. "Estamos bem mais motivados. É um bem para o nosso futuro", ressaltou Thiago Jesus de Lima, aluno do 2º ano.
Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães
No Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, localizado no Centro de Camaçari, as melhorias também reforçam a relação entre educação e esporte. A unidade agora possui uma quadra poliesportiva coberta, vestiário e campo de futebol society. Para Kauã Silva, de 18 anos, estudante e jogador de futebol da escola, o novo campo é um dos grandes atrativos: "Estou achando incrível esse tipo de projeto do Governo. Evita distrações como as drogas, e os meninos não ficam do lado de fora como antes. Estamos mais focados nos estudos e nos divertindo com responsabilidade", afirmou.
Além dos novos espaços esportivos, o prédio da escola está passando por obras de reforma e paisagismo, com um investimento de R$ 5 milhões, ampliando as possibilidades de ensino em tempo integral para os 1,8 mil alunos matriculados.
Educação em expansão
Essas entregas fazem parte de um conjunto maior de investimentos do Governo do Estado na educação de Camaçari. Equipamentos escolares já foram entregues em Vila de Abrantes, Arembepe, Barra do Pojuca, Montegordo, além de outras três unidades na sede do município. Há ainda a construção de uma nova escola no bairro Gleba C, reforçando o compromisso de modernizar e expandir o ensino na região.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|