Em idosos, assim como a doença, as sequelas da covid tendem a ser mais grave (Foto: Reprodução)
Quem já teve ou conhece alguém que teve covid-19 nas condições graves ou gravíssimas sabe que a cura total raramente vem junto com a alta hospitalar: as sequelas da doença podem levar muitos meses para desaparecer e, em alguns casos, acredita-se que possam ser permanentes. Em idosos, assim como a doença, as sequelas tendem a ser mais grave.
Para oferecer uma atenção especial e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde (Sesab) implantou o Ambulatório Pós-Covid. A unidade terá o objetivo de reabilitar pessoas idosas, com idade igual ou superior a 60 anos, em situação de alta hospitalar por agravamento da Covid-19 e oferecer apoio matricial para as equipes de saúde que atuam na Atenção Básica.
Trabalho conjunto
“Pretendemos reabilitar os idosos, reduzindo as sequelas em decorrência de agravamento da Covid-19, promovendo a funcionalidade após a infecção pela doença”, ressaltou a médica geriatra Mônica Hupsel Frank, diretora do Centro. Para isso, a equipe vai avaliar o desempenho funcional do idoso antes e dos cuidados reabilitadores, como ganho de massa corporal, percepção de esforço e o impacto psicológico nos pacientes.
O ambulatório contará com equipe formada por médico, enfermeiro, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional, além de contar com profissionais de psicologia, nutrição e fonoaudiologia que avaliarão o paciente idoso de forma integral e traçarão um plano terapêutico com foco na reabilitação funcional.
Agenda aberta
O Centro já está realizando o agendamento, que pode ser feito de duas formas, de acordo com o endereço do interessado: através do número (71) 9 9692-4807 (via WhatsApp), o paciente faz o cadastro encaminhando a foto da carteira de identidade, do CPF, do comprovante de residência, do cartão SUS e do relatório de alta hospitalar do internamento pela Covid-19. Para os pacientes que residem no interior, é a equipe da Atenção Básica quem faz o contato e solicita o matriciamento.
“Os profissionais de referência do território e os profissionais do Creasi compartilham os seus saberes, ampliando a resolução dos problemas e o cuidado da pessoa idosa. Contribuindo, assim, para a organização de uma linha de cuidado contínua”, ressalta a diretora do Centro.
A Ambulatório Pós-Covid está localizado no Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi), na Avenida Antônio Carlos Magalhães, em Salvador.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|