Galeria de Fotos

Não perca!!

Bahia

O app é gerenciado pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) (Foto: Reprodução)O app é gerenciado pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) (Foto: Reprodução)

Sabe aquele momento em que você precisa pesquisar os preços de determinados produtos, para organizar sua lista de compras para um evento especial? Ou apenas quando você quer saber onde é o melhor lugar para comprar determinado item? Pois bem: aquele velho hábito de sair para fazer pesquisa está com os dias contados e não só pelas restrições impostas pela pandemia de Covid-19.

O Governo do Estado criou o aplicativo Preço da Hora Bahia, que permite a qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, pesquisar preços de produtos em milhares de estabelecimentos comerciais no estado. Via celular ou computador, a pesquisa pode ser feita em segundos.

Como funciona

Disponível gratuitamente para Android e iOS, o app é gerenciado pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) e é alimentado pelos preços lançados nas notas fiscais emitidas em todo estado. De acordo com a Sefaz, são mais de 500 mil produtos e os preços são atualizados em tempo real. Diariamente, a Sefaz processa mais de 3,2 milhões de notas fiscais eletrônicas.

“Esta é uma importante ferramenta disponível para quem estiver interessado por produtos comercializados na Bahia, onde o consumidor estiver”, afirma o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório.

Além dos aplicativos, o serviço também pode ser acessado pelo site oficial precodahora.ba.gov.br. Assim, o cidadão tem acesso a preços de qualquer produto, desde combustíveis até pão, passando pelos itens da cesta básica. Mais de 370 mil pessoas já estão usando o Preço da Hora Bahia.

Como pesquisar

O aplicativo permite usar o sistema de localização do celular, pesquisar a partir do centro de uma cidade ou usar um endereço completo, então, antes de pesquisar, é preciso escolher e configurar uma dessas opções.

Depois disso, é só voltar para a tela de pesquisa e digitar o nome do produto. É preciso ficar atento à grafia correta das palavras: de acordo com o teste feito pela equipe do CFF, o sistema só localiza palavras escritas corretamente. Os resultados da pesquisa são mostrados em ordem do menor para o maior preço.

Também é importante ser o mais específico possível, já que o sistema localiza todos os produtos com a palavra pesquisada no nome. Por exemplo, ao pesquisar "óleo" o aplicativo retorna tanto preços de sabonetes que levam algum óleo na composição, quanto óleo de soja e até óleo veicular. Já ao pesquisar "óleo de soja" os resultados foram direcionados apenas para itens culinários.

Vale lembrar que o aplicativo serve para busca de preços de qualquer produto vendido no varejo, dentro do estado, e não apenas itens alimentícios. De acordo com o app, por exemplo, o menor preço de venda do Novo Onix Plus LT é R$ 67.270,00 e a gasolina comum mais barata, em Camaçari, custa R$ 4,50/l.

Além do preço do produto, o sistema mostra data e hora do registro mais recente do preço, endereço e telefone da loja. O sistema permite ainda fazer listas de compras com seus produtos favoritos e checar o ranking dos melhores preços na região pesquisada.

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br