A Academia de Letras da Bahia (ALB) recebeu dos familiares do crítico de cinema Walter da Silveira a cópia original da carta escrita pelo cineasta Charles Chaplin ao intelectual baiano. O documento chegou à ALB na quinta-feira (21) e foi enviada a Silveira como dedicatória ao livro biográfico "Imagem e Roteiro de Charles Chaplin", publicado pelo crítico em 1970.
Naquele mesmo ano, um exemplar da obra foi entregue pessoalmente, na Suíça, pelo escritor baiano Jorge Amado ao famoso artista. Na carta, Chaplin agradece a homenagem feita por Silveira, que não chegou a ver o material, em decorrência do seu falecimento, em 5 de novembro de 1970. "Por coincidência, foi a mesma data que Charles Chaplin assinou a carta ao nosso pai", revelou Kátia da Silveira, filha do crítico.
A relíquia foi encontrada há poucos meses pela família, que decidiu doar a recordação à Academia. A entrega, segundo Kátia, se faz necessária uma vez que grande parte do acervo da obra de Walter da Silveira se encontra na instituição literária. "Queremos preservar a memória do nosso pai nesta casa", disse.
Uma primeira carta também escrita por Charles Chaplin a Walter da Silveira, em setembro de 1970, já havia sido entregue à ALB. Esta primeira correspondência chegou a ser lida pelo crítico baiano.
Walter da Silveira
Professor, ensaísta, pesquisador e cineclubista, Walter da Silveira criou em 1950 o Clube de Cinema da Bahia (CCB) e foi um grande incentivador do cinema baiano. A Sala Walter da Silveira, que fica na Biblioteca Pública dos Barris, em Salvador, foi dedicada ao crítico e ensaísta. Diversas mostras de filmes são apresentadas gratuitamente ao público.
< Anterior | Próximo > |
---|