Depois de ter afirmado, na semana passada, que esperava que o governo do presidente interno Michel Temer ajudasse o BRT (Bus Rapid Transit) de Salvador a andar, o prefeito ACM Neto se reuniu, nesta quarta-feira (18) com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, em Brasília.
No encontro, Neto, que estava acompanhado pelo secretário da Casa Civil, Luiz Carreira, e pelo deputado federal Antonio Imbassahy, discutiu a agilidade na liberação de recursos para o BRT, para a contenção de encostas e outras obras para Salvador. O prefeito chegou a dizer, na semana passada, que esperava que todos os projetos se materializassem, a partir de agora. No caso do BRT, o projeto só deve sair após as eleições municipais.
“Temos uma carteira de projetos que a gente veio desenvolvendo e estão prontos para a gente começar a discutir com o governo. Se não todos, quase todos só poderão se materializar depois do prazo da legislação eleitoral. Mas, seja quem for o prefeito em janeiro de 2017, ele vai ser o grande beneficiário de tudo que fizemos”, disse Neto, em entrevista coletiva na quinta-feira (12).
Outros encontros
Em Brasília, desde a terça-feira (17), o prefeito esteve em reuniões com os novos ministros para discutir os projetos na cidade que dependem da verba federal – que incluem ainda a reforma da Orla (entre Ondina e a Praia da Paciência), a requalificação do Bonfim e o financiamento para a construção do Hospital Municipal, em Cajazeiras.
ACM Neto se reuniu na tarde de terça com o ministro da Secretaria de Governo Geddel Vieira Lima para debater sobre projetos para a cidade. No mesmo dia, Neto se encontrou com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, para tratar de um financiamento de US$ 105 milhões pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por intermédio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). A expectativa é de que esse empréstimo viabilize obras como o Museu da Música, que deverá funcionar no Palácio dos Azulejos Azuis, e ações de revitalização do Centro Histórico.
Já numa reunião com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, foi apresentada uma proposta de saneamento do déficit de serviços médicos e hospitalares de média e alta complexidade, que, até o ano passado, era de R$170 milhões. Segundo a assessoria, o prefeito ACM Neto também pediu a habilitação e qualificação de quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs): São Cristóvão (já construída), Brotas, Paripe e Pirajá, que serão inauguradas nas próximas semanas.
Além disso, um encontro com o ministro da Educação e Cultura, Mendonça Filho, com a presença do secretário municipal da Educação, Guilherme Bellintani, também discutiu desenvolvimento de políticas públicas para a área.
< Anterior | Próximo > |
---|