Depois de cumprir as obrigações religiosas, uma opção para os fiéis que desejam curtir o lado profano da festa são as festas privadas, algumas delas com grandes atrações da música baiana e nacional, a exemplo de Carlinhos Brown, Diogo Nogueira e Xande de Pilares.
É o caso da arquiteta Anna Fernandes, que não pretende sequer iniciar os 8 km de percurso entre a Conceição da Praia e o Bonfim – baterá ponto numa festa privada na Bahia Marina, na Avenida Contorno. “Eu tenho vários amigos que vão (até o Bonfim), fazem camisetas, almoços. Eu acho linda a tradição, mas nunca fiz o trajeto a pé”, confessou ela, devota do Verão baiano.
E não é que falte fé: é que as festas fechadas se tornaram um complemento à tradição, contribuindo para o sucesso da Lavagem, explica o diretor-superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado.
“Além das festas de rua que engrandecem a lavagem, as festas fechadas atendem aos turistas e baianos que querem mais. Depois da tradição, o turista também quer vivenciar o Verão”, avaliou ele. E quem pensa que os religiosos se incomodam com o sucesso das festas paralelas à celebração sagrada, se engana.
Edson Menezes, reitor da Basílica do Bonfim, considera que isso ajuda na divulgação da tradição católica. “Entendo que tudo ajuda a somar e a atender os diversos gostos e as diversas necessidades”, pontuou o padre. Abaixo, algumas opções para baianos e turistas curtirem um pouco mais a Lavagem do Bonfim.
< Anterior | Próximo > |
---|