A escolha de Dea Santos (PSB) como candidata a vice-prefeita ao lado de Luiz Caetano (PT) tem gerado uma onda de reações negativas nas redes sociais, vinda de parte dos evangélicos de direita de Camaçari. A maioria dos comentários questiona a fé de Dea, com afirmações de que não é possível ser evangélico e de esquerda.
"Tá aí uma coisa que não combina muito, em? Cristão votando no PT… lamentável", escreveu uma internauta. "Como uma mulher que se diz Cristã … defende o partido que apoia a legalização das drogas e a defesa do aborto ????", questionou outra pessoa.
"Uma cristã que aceita as ideologias do PT. Cristão verdadeiro não combina com essa quadrilha”, afirmou uma terceira. Evangélico e PT é msm coisa de dizer q Jesus anda com o capeta", compartilhou outra pessoa.
Essa polarização entre política e religião no Brasil não é nova, mas se intensificou em 2018, quando o então candidato Jair Bolsonaro começou a usar o nome de Deus como bandeira de campanha, ao lado de gestos de armas em punho e discursos sobre matar pessoas, por diversos motivos, desde delitos até opinião política.
Não por acaso, os grupos que atacam e questionam a fé da candidata de oposição e sua relação com o PT são os mesmos que defendem Bolsonaro e o consideram o “messias”. Mesmo ele claramente se posicionando de forma contrária ao que prega o evangelho.
A reação à escolha de Dea Santos como vice-prefeita ao lado de Caetano é um exemplo claro da polarização que domina o cenário político brasileiro, especialmente em questões que envolvem religião. Para muitos evangélicos de direita, o PT é visto como um partido que se opõe aos princípios cristãos, e qualquer aliança com ele é considerada uma traição aos valores religiosos, mas será mesmo?
Em um dos comentários, uma pessoa afirma: “Evangelho com esquerda? A maior contradição vista…", sugerindo que toda pessoa evangélica deveria se aliar à direita. Parece esquecer, no entanto, que Jesus sempre defendeu os mais pobres, os doentes, os rejeitados, a caridade e o perdão. Inclusive, foi crucificado ao lado de ladrões e aceitou o pedido de perdão de um deles. Mas para o 'crente de direita'...
Já imaginou, Jesus fazendo “arminha” e mandando “metralhar” pessoas? Não, porque essas foram as palavras dele: Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor, conforme Romanos, 13: 9,10.
Para quem ainda insiste em ir contra as Escrituras, Efésios 5; 9 diz que o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade; tudo que não se encontra no ex-presidente, haja visto não somente suas atitudes enquanto presidente, sem a menor empatia para com os que sofriam e até morreram, durante a pandemia, mais de 700 mil mortos, duas Camaçari inteira, inclusive incitando a população a se expor nas ruas, e depois, com ele destituído do poder, o que deixou claro que, ou ele mentiu sobre o temor que dizia ter de Deus e sua ‘intimidade’ com Ele, ou todos que oraram e jejuaram, e até diziam profetizar da parte de Deus, sobre que ele seria reeleito, é que estavam enganados, talvez.
Também evangélico, Antônio Franco, diretor do Camaçari Fatos e Fotos (CFF), diz que “o que falta ao crente é conhecimento das escrituras; o que os guardaria de servirem de massa de manobra, como ocorre em Lucas 23, onde o pessoal que, mesmo sabendo dos milagres d’Ele, induzido pelos senhores da lei, proporcionalmente aos pastores de destaque dos nossos dias, votou pela crucificação de Jesus, que sempre defendeu a misericórdia. Mas se conhecessem as Escrituras talvez não tivessem feito como fizeram, por saberem que se tratava do Messias, o verdadeiro; outra é irem em Daniel 2; 21 e 22, onde veriam quem foi que tirou do trono o ex-presidente e colocou o petista; o que deve ter matado não pouco pastor de vergonha mas ainda assim continuam na torcida contrária, como se Deus fosse tolo e não sabe o que faz”, pontuou.
Franco, que pergunta "quantas dessas pessoas será que sabem que em ll a Reis 5, Naamã, um homem arrogante e leproso, foi curado de sua lepra por Deus, que aceitou a oração do profeta Elizeu, mesmo Deus e o profeta sabendo que se tratava dum capitão do exército inimigo"; e se sabem, diz que não entende "porque agem como agem para com outros pecadores, só por que não adoram quem eles adoram”, ainda questiona: “eu nem sei se esse pessoal [os crentes de direita] sabe que Hitler, sujeito que mandou matar 6 milhões de judeus, o que equivale a quase seis mil cidade de Camaçari dizimada, era um político de extrema-direita, tal e qual Bolsonaro é, e eles fazem questão de ser. E muito menos se sabem que Hitler para chegar ao poder, sabendo da força dos crentes que logo mandaria matar, sendo ele na verdade um anticristão, somente quando estava em público, durante suas campanhas políticas, vociferava amor pela religião. O elegeram e deu no que deu”, diz, sugerindo que os crentes de direita “pesquisem sobre o holocausto na Internet, para saírem do engano", indica.
E Franco, que faz ainda uma colocação icônica, sobre, se quantas dessas pessoas que rejeitam “os esquerdistas” por supostamente defenderem pautas anticristãs, se manteriam no ambiente ou sairiam correndo, se ali entrasse um anjo com um pendrive onde estivesse armazenado a vida pregressa e atual do sujeito, que dissesse que ia projetar tudo no telão, faz ainda uma pergunta inquietante: “além disso, se a ordem pra gente é pregar arrependimento das pessoas, será que um petista aceitaria a pregação duma pessoa que ele sabe que o odeia? E ainda, se uma pessoa dessas acabar no inferno por falta de quem lhe pregue sobre Cristo, o que dirão no dia do Juízo, quando todos prestaremos contas do que fizemos ou deixamos de fazer?”, concluiu, dizendo que “tem muita gente indo na contramão do que a Bíblia diz sobre os frutos do Espírito, amor, gozo, paz, nobreza, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança”, como arrematou.
Isso posto, será mesmo que a extrema direita brasileira é cristã, nos moldes de Cristo? Fica a pergunta.
Veja também:
Em Convenção, com a vice Caetano volta à prometer transporte gratuito e saúde funcionando
Déa Santos é apresentada como vice de Caetano em Camaçari
Maior parte do eleitorado de Camaçari são mulheres, solteiras, de 25 a 59 anos
Convenção do PT acontece no sábado; nome de vice, que deve ser feminino, ainda é um mistério*
Caetano, sobre gratuidade no transporte público de Camaçari: "Nós podemos fazer isso!"
Caetano aposta na parceria com Lula e Jerônimo para se eleger
Dentinho do Sindicato realiza encontro com Caetano e trabalhadores neste sábado (13)
Encontro de Dentinho e Caetano lota Sispec e discute qualificação e empregabilidade
Governador Jerônimo agradece ajuda de Caetano em articulação para fábrica da BYD em Camaçari
Governo do Estado e Si&Mex assinam protocolo para instalação de fábrica Camaçari
Caetano se reúne com executivos da empresa alemã que investirá US$ 2 bilhões em Camaçari
Ao lado de Luiz Caetano, Júnior Muniz celebra entrega de escola de tempo integral em Camaçari
Caetano encontra com Lula em dia de anúncio de obras para Camaçari
Luiz Caetano diz que pré-candidatura de Flávio Matos em Camaçari "estacionou"; confira
Vídeo - Luiz Caetano comenta polêmica sobre suposto caso de propina em Camaçari; assista
Ficou excelente’, diz Caetano sobre chapa encabeçada por Geraldo em Salvador
‘Existe uma possibilidade real de apoio a Caetano em Camaçari’, diz Kleber Rosa
Caetano reúne população para discutir saúde de Camaçari
Caetano reúne empresários e comerciantes, e propõe aliança pelo futuro de Camaçari
Caetano reúne 11 mil internautas em live, pré-campanha vira referência na Bahia
Camaçari: Luiz Caetano responde se vai conversar com Oswaldinho Marcolino
Luiz Caetano aparece com vantagem em pesquisa contra Flávio Matos em Camaçari
Luiz Caetano entrega o cargo e deixa comando da Serin
Camaçari: Ex-vereador rompe com Elinaldo e anuncia apoio a Caetano
Em um único dia, Caetano anuncia apoio de outros dois aliados de Elinaldo
Caetano repudia agressão contra membro da juventude do PT na Festa de Arembepe
Pré-candidato a prefeito, Caetano diz que Camaçari receberá policlínica e nova UBS
Luiz Caetano ressalta importância das eleições de Camaçari em nível nacional; confira
Polo Industrial - Com Jerônimo, BYD celebra marco inicial de obras em Camaçari
Caetano conta com cúpula do PT em peso no lançamento de pré-candidatura em Camaçari
OUÇA - Caetano à Rádio Metropole sobre Camaçari: "O qrupo do prefeito não entende o que o povo quer"
Caetano anuncia lançamento de pré-candidatura para o dia 1º de março
Após Carnaval, PT deverá lançar pré-candidatura de Caetano em Camaçari
Novas lideranças políticas devem anunciar apoio a Caetano nesta sexta-feira (26)
Camaçari: Ex-presidente da Câmara e mais cinco anunciam apoio a Luiz Caetano
Caetano diz que aliados de Elinaldo anunciarão adesão a grupo de Jerônimo nesta sexta (19)
Pré-candidato em Camaçari, Caetano tem encontro com presidente Lula em Salvador
Caetano ironiza críticas de Flávio Matos em Camaçari: Acho que eles querem antecipar nossa posse
"Não é só ganhar a prefeitura de Camaçari, mas fazer maioria na Câmara", dispara Luiz Caetano
Luiz Caetano diz que Lula confirmou presença na campanha à Prefeitura de Camaçari
Aposta da base governista em Camaçari, Caetano leva projeto de escuta para bairro da Gleba B
VÍDEO: Luiz Caetano detona gestão de Elinaldo Araújo em Camaçari
Caetano diz que não fará ‘politicagem barata’ em disputa pela prefeitura de Camaçari
Jerônimo confirma pré-candidatura de Caetano em Camaçari
Caetano analisa lançamento de Flávio Matos em Camaçari: “Estão agoniados”
Grupo de Elinaldo e Flávio Matos “rebaixou Camaçari”, critica Caetano
Jerônimo exalta Camaçari e diz que Caetano será ‘grande parceiro’ se for eleito
2024: Caetano espera ter apoio de Brasília em disputa por Camaçari
Oposição inicia série de encontros para construir plano de governo em Camaçari
Caetano sobre eleições em Camaçari: ‘o original não funcionou, imagine o genérico’
Camaçari - Luiz Caetano mostra otimismo sobre eleições 2024: "A gente vai construir isso junto"
Militância pede Caetano candidato a prefeito em Plenária do PT de Camaçari
Caetano diz que definição de candidato em Camaçari sai depois de formatar projeto de governo
Possíveis adversários, Caetano e Tude se encontram em evento no município de Camaçari
Caetano recebe apoio oficial do PSD para disputar prefeitura de Camaçari
Na Sombra do Poder - a 'Janja camaçariense'
Caetano acompanha o governador em visita a instalações da BYD em Camaçari Bahia
Caetano reúne população para comemorar aniversário em Camaçari
Luiz Caetano afirma que Elinaldo ‘quebrou’ prefeitura da cidade
Ivoneide não descarta candidatura, mas segue defendendo nome de Caetano para Camaçari
7 de Setembro: Caetano e Ivoneide exaltam “festa da democracia” durante desfile em Camaçari
Luiz Caetano despista sobre eleições e reforça aliança com pepistas; entenda
Luiz Caetano comenta situação da BYD e explica cenário político de Camaçari
Luiz Caetano relembra emoção de ser cotado para ser candidato a governador: "Deu frio na barriga"
Luiz Caetano comemora BYD em Camaçari e evita falar sobre eleições 2024
Eleições 2024 - Caetano afirma não ter pressa para articular candidatura em Camaçari
Caetano aponta "tratativas finais" para instalação da BYD em Camaçari
‘Não disse para que veio’, diz Caetano sobre prefeito de Camaçari
Avanços - Caetano elogia medida do governo Lula para reduzir preços dos carros
Luiz Caetano sobre instalações da BYD na Bahia: “Camaçari tem uma estrutura mais adequada”
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|