CLARÍSSIMO
Para quem ainda duvida que no Brasil o sistema de Justiça está a serviço do golpismo, o caso dos recibos do aluguel de um apartamento que o MPF acusa ser de Lula, dado pela Odebrecht, é um exemplo primoroso. O Ministério Público desistiu de fazer a perícia, mas mesmo assim os considera "ideologicamente falsos". A perseguição política está escancarada.
IMPOSSÍVEL
Como chama atenção o sociólogo Emir Sader, para concluir, em apenas seis dias, a revisão das 250 mil páginas que compõem o recurso de Lula no TRF4, como fez, o revisor Leandro Paulsen teria de ler 2 mil páginas por hora, ininterruptamente, sem dormir. Humanamente impossível. Crônica de uma condenação anunciada.
FRACASSO
A liderança de Lula (28%), seguido de longe por Bolsonaro (14%) e Alckmin (9%), em São Paulo, tradicional reduto tucano, conforme detalhamento da pesquisa Vox Populi, só faz reafirmar o completo fracasso, do ponto de vista eleitoral, do golpe jurídico-parlamentar-midiático do ano passado. Não é em vão que os presidenciáveis do golpismo amargam desempenhos pífios.
DEVASTAÇÃO
Eleitoralmente, o golpe se revela um verdadeiro fracasso, mas tem sido devastador no desmonte do Estado, na submissão da economia nacional aos interesses estrangeiros, na extinção de direitos trabalhistas e de políticas públicas. A democracia social, construída a duras penas nos últimos anos, agoniza. A resistência popular não tem conseguido barrar o avanço do neoliberalismo. É fundamental despertar no povo a indignação ativa.
QUESTIONAMENTO
Tido como um dos mais brilhantes jornalistas identificados com as forças progressistas do Brasil, Mino Carta faz uma indagação que respinga em partidos e movimentos sociais. "Em qual país do mundo dito civilizado o povo humilhado e ofendido, inclusive por reformas trabalhistas medievais, não reage?". E vai além: "É doloroso ter de reconhecer que o PT, os sindicatos e a pretensa esquerda não chegaram ao povo, não souberam levá-lo pela mão à consciência da cidadania".
____________________________________________
A coluna Pauta Livre, de autoria do jornalista Rogaciano Medeiros, é um espaço onde ele escreve suas análises sobre a situação política nacional, dentro de uma ótica questionadora através de um ponto de vista diferente dos tradicionais veículos de comunicação. Justamente para questionar a grande imprensa, que manipula a informação e coloca a versão que lhe é conveniente como se fosse a verdade absoluta.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|