ORIGEM
A apologia ao golpe militar feita pelo general do Exército Antônio Mourão está na mesma raiz que possibilita aos Dallagnol e Moro da vida condenarem o ex-presidente Lula sem provas. A mesma que faz o presidente Temer continuar no cargo, apesar das fartas provas de corrupção e obstrução da Justiça. De Aécio continuar senador, de os ministros Jucá, Moreira, Padilha e outros permanecerem soltos. O golpismo deixou o Brasil sem leme.
ESPECULAÇÃO
A declaração do general do Exército Hamilton Mourão em defesa do golpe militar continua repercutindo e proporcionando todo tipo de ilação. O jornalista Josias de Souza, por exemplo, entende que muito pior do que a fala é o fato de o alto oficialato das Forças Armadas não ter demonstrado o menor interesse em puni-lo.
REALIDADE
Do jornalista Fernando Brito, do Tijolaço: "Governo militar, hoje, é coisa apara ex-capitães aloprados, jovens imbecilizados e senhores saudosistas. Militar com comando e responsabilidade não acredita nisso, nem vai para aventuras que não sabe onde e como terminam. É coisa para aspirantes e tenentes bolsonaristas ou general em campanha prévia para o Clube Militar, onde vai curtir sua passagem para a reserva e se pode falar sem agir. A ditadura que me preocupa é a que já vivemos: a judicial. Esta, sim, não é um perigo, é uma realidade".
DESCONTROLE
O país está completamente dividido e, logicamente, ingovernável. O golpe abriu espaço para todo tipo de aventuras e aventureiros. A entrevista do ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Correio Braziliense, dá a exata noção do esfacelamento do Ministério Público Federal.
REGRESSÃO
Os setores ultraconservadores estão fazendo a festa no Brasil. A direita colocou o país em marcha ré. Dois exemplos bem recentes. O juiz federal Waldemar Cláudio de Carvalho normativa a cura gay, enquanto o deputado federal Pastor Franklin (PP-MG) quer obrigar as rádios públicas a tocar música gospel. Parece até uma ditadura teológica.
______________________________________________
A coluna Pauta Livre, de autoria do jornalista Rogaciano Medeiros, é um espaço onde ele escreve suas análises sobre a situação política nacional, dentro de uma ótica questionadora através de um ponto de vista diferente dos tradicionais veículos de comunicação. Justamente para questionar a grande imprensa, que manipula a informação e coloca a versão que lhe é conveniente como se fosse a verdade absoluta.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|