Foto de caixão com travesseiro é de 2017 e foi usada para questionar crise causada pela pandemia no estado do Amazonas
Está sendo divulgada na internet a foto de um caixão aberto com um travesseiro dentro, com a informação falsa de que isso estaria acontecendo no Amazonas. A fake news diz que caixões vazios estariam sendo enterrados para amedrontar a população sobre o coronavírus.
A agência de checagem Comprova, do UOL, verificou que a foto não está inserida no contexto atual. Ela foi tirada em 2017 por Milton Rogério, repórter do portal São Carlos Agora, em uma matéria sobre golpes de seguro de vida. A fotografia também não foi registrada no Amazonas.
A publicação também mostra uma foto de um cemitério em que há uma fileira de caixões e sugere que enterros falsos estariam sendo conduzidos para criar uma impressão falsa sobre o número de mortos pela Covid-19 no Amazonas e assustar a população, atribuindo a denúncia ao Jornal da Band.
A prefeitura da capital Manaus garantiu que não está enterrando caixões vazios e ainda informou que foi necessário abrir uma trincheira em um dos cemitérios da cidade devido ao grande número de mortos pelo coronavírus. A Band também nega ter veiculado alguma reportagem sobre isso.
A fake news foi veiculada intensamente nas redes sociais na última semana e não condiz com a realidade no estado do Amazonas, que tem a maior taxa de mortalidade pela Covid-19 no país e sofre com o colapso do sistema de saúde.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|