Assim como influenza, a aplicação acontece em todas as salas de vacinação das unidades de saúde da sede e da orla do município (Foto: Reprodução)
A Secretaria de Saúde (Sesau), inicia a semana com foco na imunização dos munícipes. Após o anúncio da antecipação da Campanha de Vacinação contra a Influenza 2025, a pasta informou que a partir de segunda-feira (31), irá reforçar a vacinação contra o HPV (papilomavírus humano), com foco no resgate de adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam a dose. Assim como influenza, a aplicação acontece em todas as salas de vacinação das unidades de saúde da sede e da orla do município.
A campanha segue orientação do Ministério da Saúde, que está mobilizando estados e municípios para reforçar estratégias de ampliação da vacinação. Embora a recomendação da vacinação contra o HPV exista desde 2014 no Brasil, muitos adolescentes não se vacinaram durante a idade recomendada e houve o acúmulo de não vacinados ao longo dos anos. A vacina é essencial na prevenção de cânceres do colo do útero, vulva, pênis, ânus e orofaringe.
Durante a campanha de resgate dos jovens não vacinados, a vacinação para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos também será mantida. A vacina, atualmente disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), protege contra os quatro subtipos mais associados ao desenvolvimento do câncer, além de prevenir verrugas e feridas nos órgãos genitais. E, desde abril de 2024, o esquema vacinal foi simplificado para apenas uma dose.
O HPV é o causador de mais de 99% dos casos de câncer de colo do útero, que é o terceiro mais incidente entre as mulheres brasileiras, com cerca de 17 mil novos casos por ano. Com altas coberturas de vacinação e de exames de rastreio, especialistas acreditam que a doença pode ser erradicada em cerca de 20 anos. Por isso, a importância da adesão à campanha de vacinação.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|