Galeria de Fotos

Não perca!!

Saúde

Previsão do INCA é de mais de 73 mil novos casos de câncer de mama no Brasil até o fim do ano. Foto: DivulgaçãoPrevisão do INCA é de mais de 73 mil novos casos de câncer de mama no Brasil até o fim do ano. Foto: Divulgação

A Rede Mater Dei de Saúde acaba de lançar a campanha “Laços: Uma campanha de Outubro Rosa”. Em Salvador, para abrir o mês, uma aula de fitdance será oferecida para colaboradoras, médicos e pacientes, segunda-feira (08/10), a partir das 16h, no terraço do Hospital Mater Dei Salvador. No dia 27, a partir das 7h30, este mesmo público, vestido de rosa, participará de um passeio de canoa havaiana saindo do Porto da Barra. Já o mutirão que vai oferecer exames gratuitos de mamografia para mulheres está previsto para o dia 23 de novembro, data em que também os homens serão contemplados com exames de PSA gratuitos. Todas as ações da campanha Laços têm como foco o autocuidado e a prevenção do câncer de mama e de próstata.

 

A iniciativa é um convite à prevenção. É importante que as mulheres priorizem a sua saúde, não deixando o rastreamento para depois, enfrentem o desafio do diagnóstico e se apoiem através de uma rede construída sobre três pilares: Laços de Cuidado (informações médicas e assistenciais sobre a saúde da mulher); Laços de Afeto (suporte emocional de familiares, amigos e da comunidade); e Laços de Coragem (a força das pacientes diagnosticadas com câncer e de todos que lutam pela prevenção). O movimento é baseado em dados e estatísticas preocupantes.

No Brasil, desconsiderando os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres em todas as regiões do país. A previsão do Instituto Nacional de Câncer (INCA) para cada ano do período de 2023 a 2025 é de 73.610 novos casos, com uma taxa de incidência ajustada de 41,89 casos para cada 100 mil mulheres. Em 2023, só a Bahia registrou 4.230 casos da doença em cada grupo de 100 mil mulheres. “Os números revelam que precisamos promover a conscientização coletiva sobre a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce do câncer de mama”, afirmou o presidente da Academia Brasileira de Mastologia e diretor médico do Hospital Mater Dei Salvador, Ezio Novais.

Segundo o especialista, os principais sintomas do câncer de mama incluem nódulos ou endurecimentos na mama ou axilas, alterações na pele da mama, dor ou desconforto e mudanças no tamanho ou formato dos seios. Contudo, “em estágios iniciais, o tumor pode não apresentar nenhum sinal ou sintoma e é por isso que as consultas e exames de rotina são tão importantes, já que a detecção precoce aumenta em até 95% as chances de cura”, pontuou. Apesar de alguns fatores de risco não serem modificáveis (hereditariedade e os associados ao ciclo reprodutivo da mulher), é possível contribuir para a prevenção da doença com alguns cuidados, tais como evitar o excesso de peso corporal; diminuir o consumo de álcool; adotar uma alimentação nutritiva e praticar atividades físicas regularmente. A amamentação também é um fator protetor.

Diagnóstico e tratamento - O Ministério da Saúde recomenda a realização do exame de mamografia a cada dois anos a partir dos 50 anos de idade. Já a Sociedade Brasileira de Mastologia, o Colégio Brasileiro de Radiologia e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia consideram que o exame deve ser feito anualmente, a partir dos 40 anos. A mamografia contribui para a detecção precoce do câncer de mama e consequentemente reduz a mortalidade pela doença, já que as chances de sucesso do tratamento são ampliadas quando o tumor é tratado de forma menos agressiva em estágios iniciais.

De acordo com o Dr. Ezio, o tratamento do câncer de mama tem avançado significativamente, com opções que incluem cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapias-alvo, que são personalizadas de acordo com o tipo e estágio do tumor. “O Outubro Rosa é um mês de conscientização, mas o cuidado com a saúde da mulher deve ser uma prioridade durante o ano todo. A Rede Mater Dei existe para oferecer acolhimento e tratamento de qualidade, além de fortalecer os laços de coragem e apoio que fazem toda a diferença na vida de quem enfrenta o câncer”, completou o especialista.

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br