Texto básico em Genesis 37; 5 a 9
Viver é muito mais do que simplesmente está vivo; se manter vivo, é manter as funções biológicas do corpo. Viver implica em expressar a riqueza da alma cheia dos sonhos e desejos. Estar vivo é orgânico, mas viver é espiritual, é como está ligado ao espírito de vida.
Quem só está vivo vai morrendo, mas quem vive vai renascendo. O nosso objetivo é viver, isto implica ter inspiração e energia para realizar tudo aquilo pelo qual fomos chamados. Nem sempre cumprimos os propósitos, porque muitas vezes não saímos da zona de conforto, para a zona de confronto, isto é nunca damos vida aos sonhos. Não colocamos as mãos a obra, não fazemos o que diz Friedrich Nietzsche: ‘torna-te naquilo que és’.
A carta de Judas fala sobre aqueles que são como arvore infrutíferas, duas vezes mortas. Jud 1;12
Quem não dá vida aos sonhos morre duas vezes morre o sonho e morre o sonhador.
O que é sonhar
Acordar pra dentro: do ponto de vista psíquico analítico os sonhos descrevem e revelam conteúdos psíquicos do nosso inconsciente, relacionadas com experiências vividas e memórias passadas; ao sonhar acordamos realmente pra dentro e por dentro, daí no inconsciente habitam conteúdos psíquicos reprimidos; nesse sentido sonhar é acordar pra dentro, é um retrospectivo, sonhar é uma viagem ao passado, mas sonhar é também acordar pra fora, é avançar, é projetar-se, é sair, ver por antecipação; é criar o futuro
No poema “a pedra filosofal”, de Antonio Gideão, é dito que sempre que um homem sonha, o mundo pula e avança como bola colorida nas mãos de uma criança. Quando temos um sonho nosso mundo pula, o sonho faz-nos pular, um sonho que não nos tira o sono, que não faz brilhar os olhos, que não nos faz florescer não é sonho. Os sonhos nos faz vencer a força da gravidade que nos esmaga contra a terra; o peso da derrota, da desistência, o peso do pessimismo; essas forças da gravidade que nos esmaga. Os sonhos nos dizem; enche-nos de gás, levanta-nos do chão; nossa vida dá mesmo um pulo, quando nos deixamos mover por um sonho; a melhor resposta para aqueles que te quer ver esmagado pra baixo, é você ter um sonho. Os sonhos faz-nos avançar; um sonho pode transformar uma vida monótona, chata e cinzenta numa vida cheia de cor e de brilho; um sonho nos motiva, nos dá propósito, dá ânimos. José, filho de Jacó, conforme em Genesis, 37; 5 a 9, não deixou as adversidades lhe parar de sonhar. Ele não se desanimou.
Crescer com os sonhos
Os sonhos de Deus são sempre maiores que nós, e instigam-nos a crescer, a nos expandir. O poeta Fernando Pessoa, disse: “Deus quer, o homem sonha, e a obra nasce. Sonhar significa então alinhar a nossa consciência com a consciência de Deus, responder a essa vontade de Deus para nossa vida, e fazer nascer a obra desse sonho; ser consciente que há um propósito maior, que contribui para o nosso bem, a inspirar-nos nesse propósito, e crescer ate aonde nos exigir. Para termos o que ainda não temos, temos que ser aquilo que ainda não somos. Por isso em que espécie de pessoa tenho que me tornar para chegar a viver e alcançar o meu sonho? A que tipo de adaptação eu tenho que chegar. O que meu sonho exige de mim? Mudança na minha filosofia de vida; exige me aprofundar em alguma área de conhecimento, novas competências em alguma atividade, ou uma reorganização das minhas prioridades; uma reavaliação dos meus relacionamentos pessoais; uma nova forma de falar, de ouvir, de pensar, de ver. Uma coisa é certa: assim como os sonhos são maiores que nós, eles vão exigir de nós adaptação para os alcançá-los; temos que melhorar não apenas o que fazemos, mas sim o que somos; uma mente, uma vez expandida para uma dimensão de novas idéias, nunca mais volta á dimensão original. O crescimento é uma experiência irreversível, que vão moldar e criar um propósito dentro da vontade de Deus, como disse o apostolo Paulo: “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:13,14.
José do Egito, interpretador de sonhos inspirado por Deus, disse: Na terra da minha aflição Deus me fez crescer. Genesis 41; 52.
Diga: “Eu vou crescer até a dimensão dos meus sonhos".
Ser consumido pelos sonhos.
Os sonhos e o propósitos de Deus, requer tudo de nós...
...Requer uma entrega total ao nosso propósito; não se concretiza sonhos maiores que nós vivendo no nível em que temos vivido; um sonho requer atenção total, concentração absoluta, esforço máximo, foco concentrado, persistência, trabalho árduo. Quem não está disposto á suar, não está apto para sonhar. O desempenho de José no servir, se fazia ser consumido pelos sonhos e propósitos, e por isso Deus o fazia prosperar. E quando algo te fizer perder o propósito, faça como José do Egito. Genesis 39; 9.
Os propósitos de Deus na sua vida através dos sonhos...
...É crer que o sonho vencerá e nos fará vencer; a concretização dos sonhos na vida de José, não o deixou morrer até a resposta de seus irmãos, e o reconhecimento deles, conforme em Gênesis 45; 7, e Gênesis 50; 18 a 20. Ele, José, viveu 110 anos - Gênesis 50; 21,22.
Enquanto os seus sonhos durarem você vai permanecer.
Se você crê, Deus faz existir as coisas que não existem, conforme está escrito:
“(Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem”. Romanos 4: 17
Elias Santos é técnico em manutenção de aeronaves e Evangelista da Igreja Batista Nova Esperança.
Clique aqui e siga-nos no Facebook