No último domingo, 26 de outubro, eleitores de 10 municípios nordestinos retornaram às urnas para escolher seus prefeitos no segundo turno das eleições. Quatro das disputas ocorreram em capitais e seis em cidades do interior. Entre os partidos vitoriosos, oito pertencem à direita e dois à esquerda. Apenas duas mulheres foram eleitas: Emília Corrêa (PL), em Aracaju, e Mirella Almeida (PSD), em Olinda. O PT, na Bahia, ganhou em Camaçari, com Luiz Caetano, em uma disputa acirrada contra o candidato Flávio do União Brasil.
No Nordeste, o cenário político evidenciou um crescimento da presença de partidos de centro e direita nas eleições. O MDB foi o que mais conquistou cadeiras no executivo, com 282 prefeituras eleitas. Em seguida, o PSD assegurou 275 municípios, enquanto o Progressistas conquistou 213 postos. O PSB obteve 212 prefeituras, e o PT ficou na quinta posição, com 170 vitórias.
Nas capitais, apenas um representante da esquerda foi eleito. Em Fortaleza, Evandro Leitão (PT) venceu a disputa com 50,38% dos votos válidos, derrotando André Fernandes (PL), que recebeu 49,62%. Essa foi a eleição mais disputada entre as capitais, com uma diferença de apenas 10.838 votos. No Rio Grande do Norte, Paulinho Freire, do União Brasil, foi eleito prefeito de Natal com 55,34%, superando Natália Bonavides (PT), que alcançou 44,66%.
Em Aracaju (SE), Emília Corrêa (PL) venceu Luiz Roberto (PDT) com 57,46% e se tornou a primeira prefeita da história da cidade, o adversário obteve 42,54% dos votos válidos. Já em João Pessoa, Cícero Lucena (PP) foi reeleito com 63,91% dos votos, superando Marcelo Queiroga (PL), que ficou com 39,09%.
Prefeituras no Interior
Luiz Caetano (PT) foi eleito prefeito de Camaçari, na Bahia, conquistando 50,92% dos votos e superando Flávio, do União Brasil, que obteve 49,08%. A diferença entre os candidatos foi de apenas 2.902 votos. No legislativo municipal, dos 23 vereadores eleitos, 14 são aliados de Flávio, enquanto nove pertencem à base aliada do petista.
Na eleição em Caucaia, Ceará, Naumi Amorim (PSD) derrotou Waldemir Catanho (PT) com 60,40% dos votos válidos, enquanto o adversário obteve 39,60%. Em Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União) foi reeleito com 57,94% dos votos, superando Dr. Jhonny (PSB), que registrou 42,06%.
No estado de Pernambuco, as cidades de Olinda e Paulista avançaram para o segundo turno. Em Olinda, Mirella Almeida conquistou a prefeitura com 51,38% dos votos, derrotando Vinicius Castello (PDT), que teve 48,62%. Em Paulista, o ex-deputado estadual Ramos (PSDB) venceu a disputa com 72,26% dos votos válidos, enquanto o ex-prefeito Júnior Matuto (PSB) alcançou 26,64%. Já em Imperatriz, no Maranhão, Rildo Amaral (PP) será o novo prefeito, ao vencer Mariana Carvalho (Republicanos) com 55,11% dos votos, contra 44,89% da concorrente.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|