O uso dos badalados drones (veículos controlados remotamente), de forma irrestrita como tem sido praticada atualmente, está com os dias contados. Isto porque a Aeronáutica publicou regulamentação para uso do espaço aéreo por aeronaves remotamente pilotadas, os famosos drones, através do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).
A decisão tem foco na segurança dos Jogos Olímpicos, que serão realizados em agosto no Brasil. Segundo a norma, a "operação desses aparelhos sobre áreas povoadas e aglomerados de pessoas está, a princípio, proibida".
Agora, quem desejar usar o equipamento terá que solicitar autorização ao Decea. "A regulamentação do Decea só vale para uso do espaço aéreo. Não sabemos ainda quem vai poder pilotar os drones, nem as especificações das aeronaves, porque dependemos de uma regra específica da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)", disse Ricardo Cohen, presidente da Associação Brasileira de Multimotores.
Já para a Anac, a aprovação da minuta de sua regulamentação para a utilização dos drones no país, seguindo decisão já tomada pelo Decea, deve sair até os Jogos Olímpicos.
O órgão explicou que atualmente só pode operar drones "quem possuir uma autorização expressa da agência ou um certificado de autorização de voo experimental (Cava)".
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|