Você lembra da polêmica envolvendo o WhatsApp quando, no início do ano, a empresa anunciou que bloquearia o acesso dos usuários que não aceitassem a nova política de tratamento de dados da empresa? Pois bem, de acordo com informações da Agência Brasil, o grupo desistiu da imposição.
Na época do anúncio do bloqueio, o WhatsApp foi duramente criticado por governos e especialistas do mundo inteiro. No Brasil, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e o Ministério Público Federal (MPF), entre outros, se manifestaram contra a medida.
A ANPD, o Cade e o MPF apontaram problemas tanto para a proteção de dados dos usuários quanto para a concorrência do mercado de redes sociais e serviços de mensagens. Pesquisadores e entidades de direitos digitais também se manifestaram questionando a nova política, que fere direitos dos consumidores.
A princípio, o WhatsApp adiou a obrigatoriedade de aceitação das regras, mas agora cedeu e abandonou o prazo inicial de três meses, desistindo de impor de forma agressiva uma mudança que só beneficia a própria empresa.
Em nota à Agência Brasil, a empresa afirmou que, apesar de não tornar a aceitação obrigatória, vai continuar insistindo para que os usuários do aplicativo aceitem a divulgação dos seus dados pessoais.
“Ao invés disso, o WhatsApp continuará lembrando os usuários de tempos em tempos para que eles aceitem a atualização, incluindo quando as pessoas escolhem usar determinadas funcionalidades opcionais, como se comunicar no WhatsApp com uma empresa que esteja recebendo suporte do Facebook”, diz o comunicado da plataforma.
Entenda
Caso você não esteja entendendo nada, aqui vai um pequeno resumo: há alguns anos, o Facebook comprou o WhatsApp, no entanto, o aplicativo de mensagens que não exibe anúncios e não cobra nada dos usuários é bem menos lucrativo do que a rede social.
No entanto, o WhatsApp é um incrível banco de dados com informações valiosas para qualquer empresa. Uma das maiores fontes de rendas do Facebook - senão a maior - são os anúncios pagos por empresas, que só são um sucesso de vendas graças aos dados que o Facebook possui sobre milhões de usuários, o que permite aos anunciantes encontrarem os clientes perfeitos.
O que o WhatsApp quer é compartilhar os seus dados, seus de todos os milhões de usuários, com o Facebook, o que vai dar à empresa uma grande vantagem competitiva. É tudo sobre lucro.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|