Mensalmente são gastos milhares de reais para recolhimento de lixo e entulho em locais irregulares. Os custos, oneram a folha do município; o material descartado, polui o meio ambiente e ajuda na proliferação de insetos e animais peçonhentos. Mas, como mensurar o impacto causado e conscientizar a população? Essa é a proposta do projeto de pesquisa intitulado de “Responsabilidade compartilhada: Proposta de um modelo para implantação de uma central de triagem no município de Camaçari”.
O estudo pretende mensurar a administração e acúmulo de lixo no município, conscientizar contra o descarte irregular e melhorar a qualidade de vida através da separação do lixo por cooperativas de reciclagem. O projeto é uma tese de mestrado desenvolvida na Universidade Católica do Salvador (UCSAL), com apoio da Limpec.
Segundo a Limpec, foi assegurado suporte técnico, operacional e estrutural para o desenvolvimento da pesquisa, através da Gerência Operacional, que já assessorou o grupo de pesquisadores em quatro visitas a pontos diferentes da cidade. Nas visitas, foram identificados 553 pontos de descarte irregular de lixo, apenas na sede.
Analisando os primeiros resultados, o estudo propõe a criação de uma Central de Triagem, baseado no princípio da responsabilidade compartilhada, onde governo e população se unem na administração e descarte apropriado de resíduos.
A parceria entre a universidade e a empresa foi firmada através de um convênio, e num prazo de dois anos será apresentado o resultado da pesquisa. De acordo com a Limpec, a previsão é que no segundo semestre de 2017, o levantamento dos impactos sociais e ambientais sejam apresentados, bem como propostas para implantação do Centro de Triagem.
* Central de Triagem ou Usina de Triagem é o local onde ocorre a separação dos resíduos sólidos. Essa separação pode ser feito totalmente manual ou automaticamente, ou mesmo semi-automática.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|