A folia momesca acabou! Já era em tempo. Agora começa, de fato, o ano no país. Seja na política ou no cotidiano. Puxando para terras baianas, desde o primeiro dia de 2016 que se respira Carnaval. Ensaios, feriados, festas populares, lavagens, ensaios carnavalescos e um carnaval de mais de 10 dias. Ao menos na capital, a folia começou uma semana antes da festa propriamente dita. Agora, é hora de organizar a ‘casa’.
Com a atmosfera pairando festa, festa e mais festa, faltou tempo para cuidar da vida. Trabalho parado, política estagnada, mesmo em ano eleitoral, e aquele velho ditado nunca foi tão vivo: Na Bahia, o ano só começa depois do carnaval.
Um detalhe importante nesta ‘volta á normalidade’: a política nacional. Enquanto na Bahia o governador Rui Costa e o prefeito ACM Neto tentam colher os louros do organizado carnaval de rua, maior do planeta, no Congresso Nacional as miras voltam a buscar o presidente da Câmara, o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB/RJ).
A nova diretoria do Conselho Federal da OAB, mal tomaram posse, já avisaram que formalizará o pedido de afastamento de Cunha do cargo de presidente da Câmara. Entre os parlamentares da casa federal, muitos aliados da presidenta Dilma Rousseff já apostam na “morte do impeachment”.
O fato é que, com o fim do Carnaval, clima deve esquentar, sobretudo na política. Seja local, em Camaçari, município no qual um dos principais concorrentes à Prefeitura, o vereador Elinaldo (DEM) teve seu pedido de habeas corpus questionado pelo Ministério Público e pode voltar à prisão a qualquer momento. Ele é acusado pela de chefiar uma facção criminosa envolvida em lavagem de dinheiro e jogo do bicho.
O prefeito do município, Ademar Delgado, de malas prontas para deixar o PT, continua tentando dar visibilidade a sua secretária de Governo, Jailce Andrade, em quem apostar sua sucessão.
Por outro lado, o ex-prefeito e atual deputado federal, Luiz Caetano (PT), continua agregando forças políticas e sociais do município com vista em sua campanha eleitoral para voltar à prefeitura de Camaçari.
O ano, iniciado na Quarta-feira de Cinzas, promete!
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|