Os altos e baixos envolvendo o projeto de instalação de uma fábrica da montadora chinesa JAC Motors em Camaçari daria um enredo de escola de samba, com várias alas, evolução, recuo e a repetição incessante de alguns trechos. Pois bem, carnaval a parte, antes da folia momesca tomar conta do estado, uma luz no fim do túnel sinaliza a possibilidade de início das obras ainda nesse semestre.
O grupo brasileiro SHC, do empresário Sérgio Habib, decidiu tirar os chineses oficialmente do projeto da fábrica para assumir sozinho o empreendimento, agora em menor proporção. A informação foi confirmada ao jornal A Tarde. Porém, a invés dos investimentos de até R$ 1 bilhão, inicialmente previstos para a fabricação de 100 mil carros por ano, a unidade baiana deve absorver capital de R$ 200 milhões para produzir 20 mil veículos/ano.
De acordo com o diretor de assuntos corporativos do Grupo SHC, Eduardo Pincigher, "a previsão é começar a produzir logo no início do ano que vem, dentro da nova realidade do mercado". Informou Pincigher, em entrevista ao jornal.
O diretor de assuntos corporativos explica que a saída dos chineses do negócio deve facilitar os trâmites burocráticos no que se refere às garantias exigidas pelos governos federal e estadual para a concessão de licenças e financiamentos. "Tudo fica mais fácil quando a empresa é brasileira, sobretudo, diante do nosso firme propósito de consolidar uma produção nacional dos carros da JAC", afirmou Pincigher ao periódico .
O início das obras estaria agora atrelado ao parecer final do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O Grupo SHC ainda não sabe informar qual a nova previsão de empregos a serem gerados após o encolhimento do projeto. Antes, as estimativas eram de 3.500 diretos e cerca de 10 mil indiretos.
O carro que será produzido em Camaçari será o crossover T5, que na China é o JAC S3.
Veja também:
Governador reage, dá ultimato e JAC Motors estuda versão reduzida para fábrica em Camaçari
Em nota, JAC Motors afirma que não desistiu de construir em Camaçari
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|