O prefeito Ademar Delgado assinou, na manhã desta segunda-feira (01/02), o termo de compromisso para criação da Casa do Educador, espaço que vai ofertar atendimento aos profissionais de educação em assuntos relacionados à vida funcional, qualidade de vida, assessoria jurídica, ouvidoria, dentre outros.
O documento foi assinado durante a cerimônia de abertura do Encontro Pedagógico, no Teatro Cidade do Saber. O prefeito assinou ainda um termo para realização do projeto Crescer Educação, que será executado na Casa do Educador e cujo foco é a realização de atividades e formações em parceria com a Sesau (Secretaria da Saúde).
Bastante aplaudido pelos profissionais da educação, o prefeito Ademar Delgado citou todas as realizações feitas pela administração municiapal nos últimos três anos em prol da qualidade na educação do Município, além das melhorias nas condições de trabalho dos professores e gestores educacionais. Dentre as ações citadas estão o Pomar Encantado, a ampliação dos convênios das creches comunitárias, da gratificação por estímulos oferecida aos profissionais e o enquadramento funcional de 20 para 40 horas.
Em um discurso motivador e lúdico, o secretário de Educação, Márcio Neves, lembrou a necessidade de pensar em unidade e humanização na gestão para uma educação transformadora. Ele destacou ainda que o principal foco para esse ano é o dialogo e a escuta, por isso o tema escolhido para o encontro foi Seduc e você: protagonizando histórias. Durante o discurso, houve ainda a apresentação da cantora Nadja Meireles e de estudantes da rede municipal que fizeram apresentação musical inspirada na banda infantil Os Abelhudos.
A organização, a receptividade e a proposta do Encontro Pedagógico deixaram entusiasmado o professor de ciências da rede municipal de ensino e diretor do Colégio Estadual Gonçalo Muniz, Carlos Martins. A gestora da Creche Comunitária Esperança de Estivas, Eliete Faustina, garantiu que uma privilegiada por fazer parte do encontro e que esta é uma forma de valorizar o trabalho desempenhado pelas creches e fortalecer a educação no Município. A Esperança de Estivas é uma das instituições que tem convênio com a Prefeitura.
Ainda pela manhã, ocorreu a palestra de abertura com o mestre em Letras e Literatura, Geraldo Almeida, que abordou o tema Para abrir o coração: o trabalho docente como prática de felicidade. À tarde, acontecem palestras e mesas redondas. Às 18h30, no Teatro Cidade do Saber, será realizada palestra com o tema do evento Seduc e você: protagonizando histórias. Às 19h30 acontece o encerramento do projeto Educação Ambiental Ford e às 20h30 a premiação do 1º Prêmio de Educação de Camaçari.
O encontro prossegue até quarta-feira (03/02) e reúne 5.568 profissionais da Educação de Camaçari, as diversas atividades são destinadas para professores, coordenadores pedagógicos, diretores e não docentes.
O Encontro pedagógico promovido pela Seduc (Secretaria de Educação) tem por finalidade apresentar o ano letivo de 2016, ao mostrar as novidades e as inovações pedagógicas que serão utilizadas para dinamizar o aprendizado dos estudantes.
Prestigiaram a abertura do evento os secretários de Governo, Jailce Andrade, da Cultura, Vital Vasconcelos, da Saúde, Washington Couto, do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, Luis Orlando de Oliveira, o superintendente de Trânsito e Transporte, Humberto Leite, o presidente da Câmara de Vereadores, José Marcelino Filho (PT), e o presidente do Conselho Municipal de Educação, Marcos Aurélio Santos.
Veja também:
Encontro Pedagógico reúne 1.500 educadores a partir desta segunda-feira
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|