Galeria de Fotos

Não perca!!

Cidade

Animais de grande porte são retirados da rua pela Defesa Civil (Foto: Adenilson Nunes)Animais de grande porte são retirados da rua pela Defesa Civil (Foto: Adenilson Nunes)

De janeiro de 2015 até o mesmo período desse ano, foram apreendidos 480 animais de grande porte (bovinos e equinos) abandonados nas ruas da Sede e orla de Camaçari. Isso equivale a uma média de 40 animais por mês. O abandono desses animais pode causar acidentes graves, muitas vezes resultando na morte dos condutores. Para evitar esse perigo para os motoristas, a Defesa Civil inicia na próxima segunda-feira (1º), a Operação Carnaval na orla e no Centro da cidade.

A ação acontece às vésperas do feriado de Carnaval, período em que há um maior fluxo de veículos na cidade, sobretudo nas vias de acesso a orla. A Operação que tem duração de uma semana, acontecerá das 8h às 17h. Nos dois primeiros dias, na segunda e terça-feira (01 e 02/02), a mobilização dos agentes se estenderá até a noite.

A Defesa Civil reforça ainda a importância dos responsáveis pelos animais, mantê-los em segurança. Os animais recolhidos pela Defesa Civil são encaminhados para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), onde são alojados, alimentados e medicados. Após acolhimento, o dono tem o prazo de oito dias úteis para entrar em contato. Caso o proprietário não apareça, o animal é disponibilizado para doação.

Para retirar os animais apreendidos, o proprietário precisa pagar multa de R$ 62,00 e diária de R$ 7,00. De acordo com a Defesa Civil, a apreensão de animais em vias públicas da cidade é realizada todos os dias das 8h às 17h, na sede e orla do Município, além de ronda noturna duas vezes no mês. As operações são realizadas com o auxílio de um caminhão boiadeiro, próprio para o transporte de animais.

Denúncia

A população também pode ajudar no serviço da Defesa Civil e evitar acidentes. Em caso de animais soltos nas vias públicas, a Defesa Civil pode ser acionada através do telefone 199 (ligação gratuita) ou através dos números (71) 3622-7792/3622- 7790 (custo de ligação local). Nos casos de maus tratos, o CCZ pede que a população entre em contato com o órgão através do número (71) 3634-5743 e/ou denuncie ao Ministério Público.

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br