Galeria de Fotos

Não perca!!

Bahia

Alteração legislativa vai proporcionar mais investimento em energia limpa (Foto: Mateus Pereira/GOV-BA)Alteração legislativa vai proporcionar mais investimento em energia limpa (Foto: Mateus Pereira/GOV-BA)

A Bahia está prestes a dar um importante passo para se tornar autossuficiente e até exportadora de etanol, segundo o Governo do Estado. Nesta terça-feira (10), o governador Jerônimo Rodrigues assinou um decreto que estabelece novos incentivos fiscais para a produção do combustível no estado. A medida, que visa impulsionar a fabricação de etanol anidro e hidratado, também inclui a instalação de uma nova planta de biorrefinaria no município de Luís Eduardo Magalhães, na região Oeste da Bahia.

Com os novos incentivos, será oferecido um crédito presumido de 75% sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações com etanol, além de desoneração de equipamentos e bens importados necessários para a produção. "O Estado tem atraído empresas que aliam geração de emprego e renda ao desenvolvimento sustentável. Essa alteração legislativa vai proporcionar mais investimento em energia limpa", destacou o governador Jerônimo Rodrigues durante o evento realizado no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), em Salvador.

Autossuficiência e exportação de etanol

Atualmente, cerca de 80% do etanol consumido na Bahia é importado de outros estados. Com o novo decreto, o Governo do Estado projeta que a Bahia não só se torne autossuficiente, mas também passe a exportar o combustível. Paulo Guimarães, diretor-presidente da Empresa Baiana de Ativos S.A. (BahiaInveste), ressaltou o potencial dessa mudança, afirmando que o estado já possui diversos protocolos de intenções para a construção de mais fábricas. "O etanol é um dos combustíveis renováveis mais importantes e temos projetos em andamento em Rosário, Santa Rita de Cássia e na região de Luís Eduardo Magalhães", completou.

Entre os destaques está a planta da Inpasa, que será instalada em Luís Eduardo Magalhães. O Governo estima que o investimento será de R$1,2 bilhão, com previsão de início das operações em 2026. A nova biorrefinaria será capaz de processar 1 milhão de toneladas de grãos por ano, resultando na produção de 460 milhões de litros de etanol e outros derivados, como farelo para nutrição animal (DDGS), óleo bruto de milho e energia elétrica.

Impacto econômico e geração de empregos

O Governo do Estado também prevê que o projeto da Inpasa terá um impacto significativo na economia local, com a geração de cerca de 2,5 mil empregos diretos durante a fase de construção e mais de 450 postos diretos com o início das operações. "Esse projeto vai mobilizar aproximadamente 200 fornecedores diretos e movimentará mais de 10 mil cargas transportadas", afirmou o vice-presidente da Inpasa no Brasil, Rafael Ranzolin.

Além de transformar o cenário econômico de Luís Eduardo Magalhães e outros municípios do Oeste baiano, o Governo enfatizou que a instalação das novas fábricas e a expansão da produção de etanol reforçam o papel da Bahia no mercado de energias renováveis. "Essas iniciativas nos alinham com as tendências globais de sustentabilidade e inovação no setor energético", concluiu o governador.

Governador Jerônimo Rodrigues assinou um decreto que estabelece novos incentivos fiscais para a produção do combustível no estado (Foto: Mateus Pereira/GOV-BA)Governador Jerônimo Rodrigues assinou um decreto que estabelece novos incentivos fiscais para a produção do combustível no estado (Foto: Mateus Pereira/GOV-BA)

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br