Galeria de Fotos

Não perca!!

Bahia

De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab),  50% de todas as solicitações são reguladas em até 24 horas e 80% em até 72 horas (Foto: Divulgação)De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), 50% de todas as solicitações são reguladas em até 24 horas e 80% em até 72 horas (Foto: Divulgação)

Uma das principais queixas da população, inclusive em Camaçari, é a demora na regulação de leitos para as unidades estaduais de saúde, o que ocasiona, entre outras coisas, a permanência prolongada nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de pacientes que precisam de atendimento hospitalar. No entanto, segundo informação divulgada neste sábado (31) pela Secretaria de Saúde do Estado, o tempo de permanência em fila não ultrapassa 72h para a ampla maioria dos casos.

De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab),  50% de todas as solicitações são reguladas em até 24 horas e 80% em até 72 horas. As exceções seriam “situações específicas, como a neurocirurgia, cujo número de especialistas é reduzido tanto na rede pública quanto na privada”, assim como idosos com múltiplas comorbidades.

Esse dado foi divulgado logo após um mutirão de regulação realizado pela Central Estadual de Regulação (CER) no mesmo sábado, onde mais de 640 pacientes foram transferidos para unidades de saúde da capital e do interior.

De acordo com a secretária de Saúde, Roberta Santana, Roberta Santana nos últimos meses o Governo do Estado tem feito investimentos significativos para acelerar as transferências e melhorar o acesso à assistência de alta complexidade. "De 2023 para cá, foram abertos 2.952 novos leitos em unidades estaduais ou em contratos com a iniciativa privada e filantrópica. Além disso, novos hospitais foram inaugurados em regiões que antes não contavam com essas unidades, como Jacobina, Itaberaba, Teixeira de Freitas e Jaguaquara", afirmou

Ainda segundo ela, as ações de fortalecimento da rede também incluem cirurgias eletivas, feiras de saúde, aquisição de veículos e equipamentos.. "Estamos dando qualidade de vida para milhares de pessoas. Desde o início de 2023 fizemos mais de 345 mil cirurgias eletivas e entregamos 314 novas ambulâncias que são fundamentais para dar celeridade ao transporte de pacientes", ressalta Roberta Santana.

Estrutura


Também de acordo com a Sesau, a Central Estadual de Regulação (CER) conta com 220 médicos de diversas especialidades, 190 auxiliares e  funciona 24 horas, sete dias por semana.

Os médicos reguladores são responsáveis por avaliar e autorizar a transferência de pacientes entre unidades de saúde, garantindo que os recursos disponíveis sejam utilizados de forma eficaz. Eles devem priorizar os casos com base na gravidade, coordenar a logística de transporte e comunicação entre os hospitais, e assegurar que os pacientes sejam encaminhados para o local adequado para receber o tratamento necessário.

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br