Galeria de Fotos

Não perca!!

Bahia

A partir desta segunda-feira (4), os carros que não estão cadastrados para circular nas ruas do Pelourinho serão multados e os motoristas acumulam quatro pontos na carteira.  O valor da multa é de R$ 85. A fiscalização será feita por radares instalados em três pontos: no acesso à Rua João de Deus, na saída da Rua das Portas do Carmo, ambas no Terreiro de Jesus, e na Rua do Taboão, para quem chega e sai do Largo do Pelourinho pela Baixa dos Sapateiros.

Nesses locais, serão permitidos somente veículos de turismo cadastrados junto à autarquia e táxis de Salvador. Também será permitida a carga e descarga das 6h às 11h, com exceção dos domingos. Segundo o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, a medida já havia sido anunciada antes pela prefeitura, com intuito de melhorar a circulação de pessoas em todo Pelourinho.

“Esta iniciativa já havia sido anunciada como medida do Pelourinho Dia e Noite, com a intenção de viabilizar a locomoção de turistas e baianos para bares e restaurantes”, explica Fabrizzio Muller. Para o taxista Edmundo Pereira, que atua há 18 anos nos fins de semana no Pelourinho, a medida vai facilitar bastante o trabalho da categoria, principalmente com os turistas.

Segundo ele, algumas pessoas duvidavam quando era necessário fazer um caminho mais longo para chegar a um destino perto, como o Santo Antônio. “Às vezes para sair do Pelourinho e chegar ao Santo Antônio, eu tinha que ir até Nazaré e dar a maior volta. Os turistas reclamam, acham que a gente quer fazer o caminho mais longo de propósito”, contou.

Para a turista pernambucana Juli Bandeira, 22 anos, o ideal é que todo trajeto pudesse ser feito por transporte público. “Seria bom poder chegar de ônibus, mas seria complicado por causa da preservação do lugar”, comentou. Juli comparou a situação com as normas de Recife, onde mora. Lá, as interdições no centro histórico acontecem periodicamente para os carros.

Clarindo Silva, dono do restaurante Cantina da Lua, no Terreiro de Jesus, é a favor da nova medida: “Para ir do Pelourinho para o Carmo e para o Santo Antônio, precisava ir até a Baixa dos Sapateiros e agora vai ficar muito melhor”, defendeu Clarindo.

O comerciante enfatizou também o problema da segurança, que pode ser amenizado: “Como um turista chega aqui no Terreiro às 3h da manhã e e vai ficar arrastando mala até uma pousada, andando? Agora, esse problema vai acabar”, disse Clarindo, que, no passado, foi contra a circulação de carros na área. “Mas era diferente, porque tinha muita casa com risco de desabar com a trepidação provocada por veículos pesados. Mas muitas casas foram recuperadas”.

Onilson Dias, taxista há 15 anos no Pelourinho, também comemora a liberação: “Agora, o turista vai se sentir muito mais seguro porque vamos deixá-lo na porta do hotel. Não vejo assalto, mas há furtos aqui”.

 

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br