Galeria de Fotos

Não perca!!

Banner

Bahia

Secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas (Foto: Reprodução)
Secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas (Foto: Reprodução)

Será que pode existir "fake news" bem intencionada? Talvez até possa, mas o fato é que a mensagem que voltou a circular nas redes sociais, atribuída ao secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, é falsa. O texto começou a circular pela primeira vez em dezembro do ano passado e, na época, foi desmentida pelo próprio Vilas-Boas em seu perfil no Instagram.

Agora, a mesma mensagem volta a circular em Camaçari. O texto segue o mesmo padrão alarmista de toda mensagem falsa: informa um suposto caos e perigo iminente, tenta provocar pânico e pede que seja compartilhada para o maior número possível de pessoas.

Verdade parcial

Outra ferramenta comum em mensagens falsas é incluir no meio das várias mentiras, algumas verdades. Nesse caso, as verdades são a importância de manter os protocolos de higiene e distanciamento social para combater o avanço da pandemia de Covid-19: ainda que não haja "pico" nem qualquer previsão de "dias difíceis" por parte do secretário de Saúde, esses são cuidados que devem ser mantidos.

Veja abaixo texto na íntegra da mensagem falsa:

Mensagem do Secretário Estado Saúde.
CHEGAMOS AO PICO

Irmãos, amigos, familiares, enfim - todos. Pelo que os especialistas afirmam, a partir de amanhã teremos, no mínimo 30 dias difíceis, de muita dor, de muitas perdas e só temos um remédio para tentar diminuir tudo isso - realizando de forma séria e muito cuidadosa o isolamento social. Portanto, conversem com os amigos e familiares, não faça visitas... Não coloquem a vida de parentes e amigos em riscos. O contágio é gigantesco e pode vir no ar... Tosse... Espirro... Solas de sapatos.... Sacolas de supermercados... Embalagens etc. Vamos juntos vencer esse vírus. Tudo isso vai passar, mas precisamos fazer que passe sem tantas perdas e sofrimento. Vamos fazer uma grande campanha a partir de agora. Compartilhe e envie essa mensagem para todos os seus amigos e familiares. Vamos ter nos próximos dias a maior taxa de isolamento social do Brasil. Juntos somos mais fortes... Não esqueça.. Envie agora mesmo esta mensagem em todas as redes sociais... Cuidem da higiene pessoal... Lavem as mãos sempre e evitem tocar no rosto. Fé em Deus! Esperamos que depois disso, que tudo passar, possamos voltar melhores... Muita coisa precisa mudar dentro de nós e no mundo!

Mensagem do Secretário Estado Saúde Fabio Vilas- Boas
CHEGAMOS AO PICO

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br