Galeria de Fotos

Não perca!!

Banner

Opinião

Jailce Andrade, mãe de três meninas (Caroline, Gabrielle e Maria Alice)
Jailce Andrade, mãe de três meninas (Caroline, Gabrielle e Maria Alice)

O forte apelo promocional, e o bombardeio de mensagens, em torno da data que comemora o dia das mães, vêm me provocando várias reflexões. Uma delas me faz pensar a minha posição enquanto mãe, e enquanto mulher, trazendo a tona vários questionamentos: será que para ser mãe necessariamente preciso ser mulher? E para ser mulher tenho que ser mãe? E o que é ser mãe?

Não quero aqui trazer frases prontas ou citações piegas em comemoração a uma data, que, em minha opinião, de nada vale se na relação entre mãe e filhos não existirem cumplicidade, amor, respeito, e cuidado todos os dias; presentes podem ser dados e trocados a qualquer momento e necessariamente não precisam ser comprados; às vezes um gesto de carinho e respeito vale muito mais que um presente infinitamente valioso.

Presente, data, comemoração... não será objeto desta reflexão: vou me ater aos meus questionamentos iniciais. Em minha primeira pergunta remeto minhas lembranças a minha infância e me recordo do meu irmão mais velho cuidando de nós (irmãos mais novos), para que minha mãe pudesse frequentar um curso supletivo e sendo chamado por nossa irmã caçula (na época) de mãe. Conheço, e muitos devem conhecer também, várias situações de homens que são verdadeiramente mães; e o fazem com tanta dignidade, e competência, que causam inveja e vira objeto de desejo de muitas mulheres, pois quem não gostaria de ter um companheiro que soubesse dividir esta tarefa árdua de ser mãe? Muitas de nós certamente.

Ao longo de séculos fomos subjugadas e colocadas sempre em plano inferior ao do homem. A nós era destinado o cuidado dos filhos e da casa, porém hoje testemunhamos que esta realidade está mudando: as mulheres ocupando cada vez mais o mercado de trabalho e homens tendo que colaborar no serviço doméstico, e cuidando dos filhos.

Vivemos em sociedade patriarcal e machista e, por conta disto, ainda muito preconceituosa; homens que fazem trabalho lar ou se dedicam a tarefa doméstica são logo rotulados de “marica” e sua masculinidade é colocada em dúvida. Meu irmão ajudou minha mãe a nos criar e se tornou uma excelente mãe, um marido exemplar e um pai presente; exercer a maternidade lhe fez um homem melhor. Então posso responder ao meu primeiro questionamento: homens também podem, e devem, ser mães.

No meu segundo questionamento tento compreender o porquê de a sociedade nos cobrar tanto a maternidade. Tenho várias amigas que vivem relacionamentos estáveis e felizes ou vivem sós; decidiram que não querem ter filhos, pois tem outras metas e prioridades na vida e nelas não está inclusa ser mãe. Depois do advento da pílula e dos vários métodos ante-conceptivos conquistamos o direito de escolher e decidir se queremos ser mãe, e quando seremos.  Caso haja este desejo. Passamos a dominar o nosso corpo e ganhamos a liberdade de escolha. E entendo que podemos ser mulher plena, e realizada, mesmo sem ser mãe. Cabendo à sociedade, entender, e respeitar, este direito.

Porém enfim, “o que é ser mãe?” Podemos filosofar bastante, copiar conceitos, reproduzir poemas, redigir poesias; mais ser mãe vai muito além de palavras, conceitos e teses: passa por atitudes; passa muito além de ser mulher, pois já provamos que homens podem e devem ser mães. Definir o que é ser mãe passa pelo íntimo de cada um e do prazer que o exercício da maternidade pode proporcionar a homens e mulheres; nenhum sociólogo, filósofo, cientista, estudioso vai poder conceituar a essência deste estado. E pra que conceituar ou definir? Basta ser mãe ou não ser, se assim convier, sejamos simplesmente felizes e realizadas com as nossas escolhas.

Jailce Andrade, mãe de três meninas (Caroline, Gabrielle e Maria Alice)

Mãe, Advogada, Sub Controladora  Municipal.

Veja também:

Antonio Franco Nogueira, "A Carta! (e a Carapuça)"

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br