Galeria de fotos

Não perca!!

Saúde

Vacina tríplice viral protege contra caxumba, rubéola e sarampo (Foto: Cristine Rochol | PMPA)
Vacina tríplice viral protege contra caxumba, rubéola e sarampo (Foto: Cristine Rochol | PMPA)

Estado não tinha registro da doença há 7 anos

Um homem natural de Manaus (AM) foi diagnosticado com sarampo na Bahia. O paciente, de 38 anos, foi internado em Ilhéus, no sul do estado, após apresentar sintomas da doença, em agosto. Em seguida, o caso passou a ser investigado. O laudo que confirmou que o rapaz foi infectado pela doença saiu nesta sexta-feira (14), segundo informações da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab).

O homem, que não teve o nome divulgado, veio para Bahia a trabalho. Conforme a Sesab, ele já chegou ao estado doente. O paciente foi atendido e medicado na Unidade do Pronto Atendimento (Upa) Zona Sul, em Ilhéus, e já teve alta.

De acordo com o chefe de Setor da Vigilância à Saúde de Ilhéus, Gleidson Santana, o homem foi liberado após ter melhora no estado de saúde e não apresenta mais risco de transmissão da doença.

No entanto, enquanto o caso era investigado, mais de 400 pessoas que tiveram contato com o paciente foram vacinadas para evitar contaminação, segundo Gleidson Santana.

De acordo com a Sesab, não há casos de pessoas infectadas pelo vírus do sarampo no estado desde 1999. Já último registro de sarampo importado que se tinha até então era o de uma criança francesa que esteve em Porto Seguro, extremo sul da Bahia, já infectada pela doença. A situação ocorreu em 2011.

Campanha

A campanha de vacinação contra a poliomelite e o sarampo foi encerrada nesta sexta-feira, 15 dias após ter o prazo prorrogado por conta da baixa procura. Durante o dia, o movimento nos postos de saúde foi fraco. Poucas pessoas procuraram as unidades para imunização.

O público-alvo da campanha é constituido por crianças de 1 a menos de 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias). Na Bahia, 849.361 mil meninos e meninas podem tomar a vacina. A meta era imunizar 95% delas. No entanto, até a tarde desta sexta, os dados da Sesab apontavam que apenas 92,3% das crianças foram vacinadas no estado.

Mesmo com o fim da campanha, as vacinas ainda serão oferecidas nos postos de saúde. Em Ilhéus, a vacinação será intensificada por conta do caso de sarampo registrado na cidade.

Veja também:

Casos de sarampo no País chegam a 1.579, diz Ministério da Saúde

Campanha contra pólio e sarampo termina hoje

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br