Galeria de Fotos

Não perca!!

Banner

Religião

Concha guarda 40 pérolas em referência aos artistas plásticos que produziram a peça (Arestides Baptista | Ag. A TARDE)
Concha guarda 40 pérolas em referência aos artistas plásticos que produziram a peça (Arestides Baptista | Ag. A TARDE)

Depois de ter que improvisar o presente principal de Iemanjá no ano passado, os pescadores se anteciparam e já levaram a oferenda para o caramachão nesta quinta-feira (2), dia da Festa de Iemanjá. Esse ano a Rainha do mar vai ganhar  uma concha de resina com a sua imagem cravada e 40 pérolas dentro, simbolizando os 40 artistas plásticos que participaram da produção da peça.

Esse presente é semelhante ao que seria produzido em 2011, que seria uma grande concha com uma pérola dentro. Mas Iemanjá não chegou a receber a lembrança, já que, segundo os pescadores, um artista plástico em São Paulo foi contratado para fazer a peça, mas não entregou até a data da festa. Com isso, eles improvisaram o presente de última hora.

Nesta manhã, centenas de devotos levam oferendas para a Rainha do mar. Entre os itens mais oferecidos estão flores, perfumes e pentes. Nem a chuva, que cai nesta manhã, afasta os fiéis, que colocam suas lembranças para Iemanjá no caramachão ou direto no mar. Integrantes de terreiros de candomblé também já estão nas areias do Rio Vermelho para fazer suas oferendas.

O administrador Leonardo Pires foi com a família para a festa para agradecer pela chegada da filha, que está com um mês hoje. Ele conta que acompanha os festejos desde criança.

A carioca Lourdes Ramos também foi presentear Iemanjá nesta quinta. Ela, que é adepta de uma religião de origem africana, lamenta não ter um evento semelhante no Rio de Janeiro. "Lá as festas grandes são para santos católicos. Poderia ter uma festa para os orixás também, para Oxum, que sou filha", deseja.

Para os pescadores, a festa de Iemanjá é uma garantia de boa pescaria. "A festa dá sorte para gente, o mar fica com muito peixe. A gente pede proteção para 2012", explica Branco, presidente da Colônia de Pescadores do Rio Vermelho, que organiza o evento.

Por conta do fluxo de devotos seguindo para a festa, o trânsito está lento no Rio Vermelho, Pituba e Amaralina.

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br