Galeria de fotos

Não perca!!

Política

Joviniano acredita que a vitória de Bolsonaro pode dificultar o repasse de recursos federais para o estado (Foto: Reprodução)
Joviniano acredita que a vitória de Bolsonaro pode dificultar o repasse de recursos federais para o estado (Foto: Reprodução)

O clima de polarização política deve continuar por mais algumas semanas, na avaliação de especialistas. "Existe um conceito de Freud, que associa civilização com repressão de instintos. A candidatura de Bolsonaro incentivou uma série de posições que estavam recalcadas na sociedade pelo politicamente correto, que agora puderam se expressar. Junto com isso, vieram preconceitos", avalia o cientista político Joviniano Neto à Tribuna. O historiador político Carlos Zacarias ressalta o tom atípico da campanha. "Foi uma campanha atípica, com um candidato que ganhou nas redes sociais. Ele aparecia apenas oito segundos na televisão e isso nunca tinha acontecido na história do Brasil. Soubemos por meio de uma reportagem da Folha de S. Paulo sobre os disparos de WhatsApp. Mas, enfim, Bolsonaro ganhou e é legítima a forma como o eleitor se expressou. O TSE vai homologar a chapa vencedora e teremos aí um Brasil dividido, como já tínhamos antes".

O filósofo Luiz Felipe Pondé ponderou o resultado da eleição. "O candidato do PSL Bolsonaro dominando plenamente as mídias sociais, repetiu o feito do Trump nos EUA, falando diretamente com os seus eleitores e passando ao largo daquilo que a grande imprensa falava. A gente também viu esta mesma classe do pensamento público, seja intelectual, seja jornalista, em grande parte virando as costas para o que grande parte da população queria. Considerando que grande parte da população queria como algo absolutamente absurdo, velho e descolado da realidade. Esse movimento acabou não conseguindo perceber uma ruptura ideológica em grande parte do país", afirmou à Rádio Metrópole.

Para o filósofo, a elite política e intelectual ainda negava a realidade política do Brasil, o que é prejudicial para a discussão pública. "O país está no buraco e parte da elite política e grande parte do pensamento público davam as mãos querendo dizer que o PT poderia representar uma frente democrática ética. Um partido envolvido em muitos escândalos de corrupção, portanto, um partido que é diretamente responsável por aquilo que o país está passando, a população comum chegou à conclusão que era melhor escolher um candidato que falava a língua deles, tinha em os mesmos medos e que representa alguém que dizia na cara o PT roubou. É um exemplo claro de negação da realidade e é impressionante que isso venha por parte da elite política do Brasil", disse.

Joviniano acredita ainda que a vitória de Bolsonaro pode dificultar o repasse de recursos federais para o estado. No entanto, ele ressalta que o petista, por possuir aliados no Congresso que “vão da esquerda à direita”, poderá ter mais musculatura para pressionar o governo.  “A Bahia foi o estado onde o PT venceu com maior margem, o que já o coloca como capacidade como centro de resistência. Essas verbas discricionárias podem ser mais difíceis de vir para a Bahia. Mas as alianças de Rui vão da esquerda à direita, o que pode levar algum tipo de pressão ou negociação a favor da Bahia”, avaliou. Sobre a oposição, o especialista acredita no fortalecimento do prefeito ACM Neto (DEM) e de seus aliados. “Existe uma certa identidade ideológica entre o DEM e as propostas de Bolsonaro. E aqui os partidos de oposição votaram nele. Mas qual a alternativa para a oposição e para ACM Neto?”, disse.

Abstenções

Para Joviniano Neto, o número de abstenções – mais de 31 milhões em todo o Brasil e mais de 2 milhões na Bahia – não surpreendeu. “Em termos de abstenção, na Bahia foi quase a mesma que no primeiro turno. Teve uma série de fatores: muitos eleitores já tinham votado, para seus deputados, e não se mobilizaram tanto para presidente”, pontuou.

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br