Galeria de Fotos

Não perca!!

Política

Nas redes sociais da internet, jornalistas comemoraram a primeira vitória na luta pela valorização da profissão de jornalista
Nas redes sociais da internet, jornalistas comemoraram a primeira vitória na luta pela valorização da profissão de jornalista
Primeiro round vencido! O Senado aprovou, em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33/2009, que restabelece a exigência de diploma para o exercício da profissão de jornalista no Brasil. Foram 65 votos a favor e sete contrários à proposta. A matéria passará por nova apreciação, em segundo turno, na Casa, sem data definida. Se for aprovada também, voltará para a Câmara dos Deputados. Caso o texto aprovado no Senado seja alterado pelos deputados, terá que voltar novamente para apreciação dos senadores.

Em 2009, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a obrigatoriedade do diploma de jornalista. Na ocasião, uma maioria de oito ministros entenderam que “limitar o exercício da profissão aos graduados em jornalismo estaria em desacordo com a liberdade de expressão prevista no texto constitucional”. O ato gerou, até os dias de hoje, o descontentamento de grande parte dos profissionais do jornalismo, em todo o país.

A (PEC) 33/2009, de autoria do senador Antonio Carlos Valladares (PSB-SE), teve parecer favorável pelo relator, senador Inácio Arruda (PC do B-CE). "Arguir que a profissão de jornalista criaria embaraço para a liberdade de expressão e do pensamento é um verdadeiro escárnio. O que cria embaraço para a expressão da liberdade de pensamento é o monopólio na mídia", disse.

Um dos senadores contrários à proposição foi Fernando Collor (PTB-AL) – aquele mesmo ex-presidente que sofrera impeachment. Para ele, a PEC seria uma espécie de “embrião” para um possível “controle social” da mídia. Collor afirmou que atualmente os cursos de jornalismo no Brasil têm formado “analfabetos funcionais", se referindo aos novos jornalistas.

Nas redes sociais da internet, jornalistas comemoraram a primeira vitória na luta pela valorização da profissão de jornalista.

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br