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     O apóstolo Paulo escrevendo aos Filipenses claramente afirma que  não se pode ser justo a não ser que sejamos certos (Fp 1.9). Se aquilo em que você acredita está errado, você não tem condições de ser justo. Ilustração Google
O apóstolo Paulo escrevendo aos Filipenses claramente afirma que não se pode ser justo a não ser que sejamos certos (Fp 1.9). Se aquilo em que você acredita está errado, você não tem condições de ser justo. Ilustração Google

Introdução: O nome Ezequiel em hebraico significa "Deus fortalece". Como todos os profetas bíblicos, seu nome indica algo sobre seu caráter e a natureza de seu ministério. Como um profeta de Judá, ele profetizou três períodos: profetizou para seu próprio tempo, para a primeira vinda de Jesus e para o retorno de Cristo. Como todos os profetas, também, Ezequiel é um tipo do Cristo no Antigo Testamento. Ele é a única pessoa na Bíblia, além de Jesus, que é chamado de "filho do homem".

Nos dias de Ezequiel, o cativeiro e o juízo de Deus  profetizados por Isaías, Jeremias e Joel, estavam acontecendo. As tribos do norte já estavam em cativeiro em 720 aC; Agora o juízo de Deus estava vindo para o sul,Judá. Isaías e Joel advertiram sobre isso, mas sua mensagem foi rejeitada. Jeremias advertiu sobre isso, e foi perseguido. As pessoas preferiam ouvir os falsos profetas. Mesmo a profecia acontecendo, ainda assim, o povo não se arrependeu. O cativeiro já estava em andamento; Nabucodonosor invadiu o país quatro vezes. Na verdade, o próprio Ezequiel estava profetizando do cativeiro. As pessoas estavam dizendo coisas como, "Não é tão ruim", "Vai ficar melhor", "Será de curta duração", quando na verdade as coisas estavam piorando. Falsos profetas não se arrependeram e as pessoas, esquecendo que profetizaram falsamente, continuaram ouvindo a próxima falsa profecia. Enquanto isso, rejeitavam o profeta de Deus, Ezequiel, da maneira que rejeitaram Jeremias antes dele. Alguma diferença hoje em dia ?

O texto que lemos mostra dois tipos de ministérios no templo: os filhos de Zadoque e os levitas comuns. Nem todos os levitas eram zadoquitas, mas todos os zadoquitas eram levitas. O nome Zadoque vem da palavra hebraica Tsodek que significa "ser correto",relacionada com a palavra hebraica Tsadek, justo.A palavra hebraica Tsdaka é a mesma para “caridade”.

Dentro da cultura judaica bíblica, a filiação de alguém ia além das origens, significando que o descendente possuia traços do caráter do seu antecessor. Por exemplo, temos duas demonstrações da genealogia do Messias na fé hebraica: ha Moshiach ben Yosef e ha Moshiach ben David; Messias, o Filho de José, (servo sofredor)e o Messias, Filho de Davi,(rei conquistador). Jesus veio no caráter de José em sua primeira vinda, mas retornará no caráter de Davi para reinar no Seu trono, que lhe é por direito. Um outro exemplo que temos está em Mt 16:17  quando Jesus ao se dirigir a Pedro, ele o chama de 'Simão bar Jonas', em aramaico 'filho de Jonas. Por quê? Em certo sentido, um dos nomes do pai de Pedro pode ter sido Jonas, como o profeta. Nos tempos bíblicos os judeus davam aos seus filhos nomes de heróis e personagens da história bíblica na aspiração de que a criança crescesse para emular as virtudes dessas figuras. Jonas era alguém que ousou argumentar com Deus ... em Jope. Pedro também argumentou com Deus ... em Jope (At 10). Jonas não queria ir aos gentios; nem Pedro.

Jesus, como Filho de Davi,está ligado ao Rei Davi; Seu pai biológico não era David, embora carnalmente Davi fosse um de Seus antepassados. Da mesma forma, os Zadokitas traziam erm si as virtudes de Zadok. Zadoque era um justo e íntegro sacerdote do Velho Testamento que permaneceu leal e fiel a Davi por ocasião  das rebeliões de Absalão e Seba ( 2 Sm 8.17; 2 Sm 20).  A lealdade de Zadoque a Davi é um tipo da lealdade que todo Pastor deve a Cristo, o Filho de Davi. Os filhos de Zadoque herdaram o seu caráter; Eles não eram apenas biologicamente descendentes dele, mas eles também permaneceram fiéis por séculos e gerações quando o restante dos levitas se corromperam.Em Ezequiel temos uma constatação séria: havia obreiros integros e fiéis (os filhos de Zadoque) e os levitas comuns corruptos e malignos. A constatação é do próprio Deus, que mostra claramente essa diferença apesar de todos eles serem filhos de Levi ( Ez 44.6-8).

O apóstolo Paulo escrevendo aos Filipenses claramente afirma que  não se pode ser justo a não ser que sejamos certos (Fp 1.9). Se aquilo em que você acredita está errado, você não tem condições de ser justo. O fato de que o que você acredita está certo, no entanto, não garante também que você seja justo. Podemos crer no que é certo e ainda sermos injustos; Paulo nos diz isso em I Coríntios 13. Não se pode presumir que, porque a doutrina de alguém é certa, eles também têm razão. Pode ser uma indicação de justiça, e na verdade é; Entretanto, não prova a retidão. No entanto, se o que alguém acredita está errado, essa pessoa não pode ser justo.
O verdadeiro amor, o amor ágape, depende do conhecimento bíblico e do discernimento. Se não há discernimento e nenhum conhecimento das Escrituras, o amor verdadeiro não pode abundar. O mundo que não conhece a verdade e , portanto, vive na injustiça precisa ver na Igreja a prática do conhecimento de Deus que faz o amor e a verdade mutuamente exclusivos e mutuamente dependentes. Não se pode amar de verdade sem fé. Não há bondade sem verdade.

Efésios 6:13,14 diz: " Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. A VERDADE VEM ANTES DA JUSTIÇA. As antigas armaduras romanas eram feitas de material muito pesado.Era um desafio vesti-las. A armadura tinha de ser muito bem ajustada.Ou seja, somente a posição corrente do cinturão poderia segurar a couraça e manter na posição correta o restante da armadura. Se o soldado a vestisse de forma errada, por mais valente que fosse não conseguiria vencer a batalha.A armadura seria o seu inimigo mais próximo. Da mesma forma, a menos que você tenha a verdade, você não pode ser justo; A verdade vem primeiro, a justiça depois. Se o que você acredita é falso, você não pode ser justo.

Hoje encontramos muita gente que desculpa os maiores erros com as piores justificativas: "Eu sei que esse homem está errado sobre sua crença na prosperidade , mas ele ainda é uma boa pessoa"; "Eu sei que  a Igreja X tem algumas coisas estranhas,como a quebra de maldição , mas o líder é um homem amoroso","Ele é tão caridoso, tão amoroso, faz tanto pelos pobres que nem vejo elementos judaizantes no culto". Mas se ele não tem conhecimento da Palavra de Deus e não tem discernimento, não é um homem amoroso. Muito menos bom. O amor só pode abundar onde há conhecimento e discernimento. Uma vez conheci certo lider evangélico;boa pessoa, bom homem,muito simpático, muito gentil. Mas era um falso profeta. Ninguém , por mais carismático que seja,pode ser justo se o que crê e prega é falso. Vou repetir: a verdade vem antes da justiça, porque a menos que você conheça a verdade, você não saberá o que é justiça. Ninguém pode saber a diferença entre o certo e o errado, a menos que primeiro se tenha a verdade.

Vejamos o exemplo de  Madre Teresa de Calcutá. Ela era muito caridosa ? Sim. Sacrificou a sua vida em favor dos pobres ? Sim. Pregava a caridade e o amor ? Também. Mas,vários meses antes de morrer, deixou claro que só convertia os hindus e os muçulmanos para serem melhores hindus e muçulmanos. Ela não pregava a Cristo para poder fazer “caridade”.Ela enviou essas pessoas para o inferno sem Cristo em nome de ser caridosa. O amor só pode abundar onde há discernimento e conhecimento. A Bíblia nos diz que outros deuses são demônios;os deuses do hinduísmo são demoníacos. Madre Teresa não tinha discernimento, nem tinha conhecimento da Palavra de Deus; portanto, o amor verdadeiro não poderia abundar. É maravilhoso  cuidar das pessoas, dar roupa,comida e um lugar para viver ( serviço social - ajudar o Governo a fazer o seu papel). Mas são coisas para essa vida. Onde essas pessoas passarão a eternidade ? São histórias lindas acompanhadas de uma boa mídia , mas essas pessoas vão para a eternidade sem Cristo, essa é a realidade. A caridade verdadeira depende da verdade e do discernimento.
Temos a primeira diferença que Deus faz entre os filhos de Zadoque e os levitas comuns(v.8): "... “Não cumpristes as prescrições a respeito das minhas coisas sagradas; antes, constituístes em vosso lugar estrangeiros para executarem o serviço no meu santuário”. Sempre que havia um avivamento verdadeiro, o estrangeiro era expulso. O levita deu lugar ao estrangeiro profano e sem temor a Deus; os zadoquitas jamais fariam isso. Muitas pessoas pregam nas Igrejas sem serem cristãos.Da mesma forma,são estrangeiros os músicos mundanos contratados para tocar no Culto.
Vejamos outro exemplo em Neemias 13. O cativeiro havia acabado;o povo havia aprendido as lições resultantes da desobediêdencia e desejavam voltar à terra. Houve um avivamento com a rededicação do Templo e da cidade, sendo as muralhas reconstruídas e uma volta à Palavra de Deus com estudos bíblicos diários;tudo girava em torno da Palavra de Deus.Tudo estava baseado nas Escrituras. Quando há um avivamento ,a Palavra de Deus será central e primordial; Tudo o mais será consequência desse Avivamento. Quando você se depara com revelação e profecia subjetivas, você sabe que que não procede de Deus. Há muitos doentes mentais além dos falsos profetas falando bobagens em nome de Deus. A verdadeira profecia é sempre baseada na Bíblia; A Bíblia não pde ser substituída  por ações humanas. Mas isso é o que mais vemos hoje. As pessoas estão substituindo o que está na Escritura por "palavras" pessoais, conselhos de auto-ajuda ,seguindo pessoas que são obviamente falsos profetas, como muitos pastores que estão pregando um outro Evangelho. Há uma miséria espiritual em andamento.

Leiamos Ne 13.1-3. Esses estrangeiros tentaram se unir a Israel com um propósito maligno. Eles tinham uma agenda de satanás. Com Sambalate e seu povo, eles eram inimigos que fingiam ser amigos, alegando, "nosso Deus é o seu Deus, e nós somos um com você". Havia uma base falsa para a unidade; Eles tinham uma agenda escondida: minar a fé dos verdadeiros judeus.

"Ora, antes disto, Eliasibe, o sacerdote, que foi designado sobre a câmara da casa de nosso Deus, se tinha aparentado com Tobias.” (NE 13.4.). A palavra "aparentado" é ambígua. Poderia significar fisicamente relacionado, mas também poderia significar simplesmente 'perto de' - "tinha preparado uma grande sala, onde antigamente eles colocavam a oferta de cereais, o incenso, os utensílios, os dízimos de grãos, vinho e óleo prescritos para os levitas, os cantores, os porteiros, as contribuições dos sacerdotes". Observe que quando trouxeram esse estrangeiro, que tinha outro propósito diferente, o grão, o vinho e o óleo pararam. O grão - a Palavra de Deus. A unção - o óleo. O verdadeiro culto - o vinho. Entre os cantores, a verdadeira adoração parou. O ensino da Palavra (a alimentação do grão ao povo) parou. A verdadeira unção parou. Tudo pára quando você traz a abominação ao templo. O Culto equivocado perde o sentido.

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