Galeria de Fotos

Não perca!!

Banner

Religião

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Mateus 11:28-30
Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Mateus 11:28-30

No início, bem no início, o homem vivia mais. Bem mais. Mas, bem mais mesmo!

Adão viveu 930 anos [Gênesis 5:5]
Sete viveu 912 anos [Gênesis 5:6]
Enos viveu 905 anos [Gênesis 5:9]
Matusalém viveu 969 anos [Gênesis 5:25]
Noé viveu 950 anos [Gênesis 9:29]

Mas o capítulo 6 de Gênesis conta que o pecado foi o motivo pelo qual Deus reduziu a idade do homem.

Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.
Gênesis 6:3

Depois disso, a idade do homem foi sendo reduzida para números bem próximos do que é hoje:

Tera viveu 205 anos [Gênesis 11:32];
Abraão viveu 175 anos [Gênesis 25:7];
Jacó viveu 147 anos [Gênesis 47:28];
José viveu 110 anos [Gênesis 50:26];
Moisés viveu 120 anos [Deuteronômio 34:7]
Josué viveu 110 anos [Josué 24:29]

Depois disso, a Bíblia não cita a idade de outras pessoas, mas uma passagem em um Salmo nos dá a entender que os homens depois disso passaram a ter a mesma expectativa de vida que temos agora:

Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando.
Salmos 90:10

Pelo o que se entende do texto de Gênesis 6:3 é fácil deduzir que se o homem passou a ser mais pecaminoso, Deus resolveu reduzir a idade do homem para reduzir o próprio pecado, não?

Outro fato sobre os homens de antigamente: eles eram mais inteligentes. Muito mais inteligentes. Muito mesmo!

É só observarmos que Adão colocou nomes em TODOS os animais da terra. Sozinho.

Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.

E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo;
Gênesis 2:19-20

Outro fato em Gênesis que prova a inteligência superior do homem daquele tempo é o episódio da “Torre de Babel”, contado em Gênesis 11. O capítulo diz que o homem intentou construir “uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus (Gn 11:4)”. E pelo o que lemos do texto, o homem realmente teria capacidade para isso, pois foi preciso Deus tomar uma atitude para impedir a façanha (Gn 11:5-8), o que prova que o homem daquele tempo tinha sim a engenharia suficiente para construir a tal torre.

Viver quase mil anos, por nomes em todos os animais, construir torres que tocam o céu…

Você pode achar isso tudo muito impressionante, até mesmo irreal. Mas eu digo que isso era muito pouco em vista do que Deus tinha reservado para nós. Deus não nos fez para vivermos 900 anos, mas sim para sermos eternos! Deus não nos fez para construir uma torre que chegue aos céus, mas sim para andar e viver com Ele, face a face!

Mas, todos nos sabemos o que houve:

Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. (Gênesis 2:17)

E foi exatamente isso o que aconteceu: o homem imortal passou a morrer. A mulher que não sentia dores, passou a ter dores de parto (Gênesis 3:16). Homens e mulheres, que antes tinham um controle sexual tão grande que podiam viver nus em um jardim sem se envergonhar, nos dias de hoje sofrem de transtornos e compulsões sexuais. O homem imortal agora passa a viver cercado de doenças, transtornos, depressões, compulsões, confusões existenciais, incertezas… Tudo isso por causa do pecado! Não por causa do meu, ou do seu pecado, especificamente. Mas por causa do pecado de toda uma humanidade.

O pecado nos podou. O pecado reduziu nossa capacidade. O pecado reduziu nossa habilidade, nossa inteligência, nossa saúde, nossa vida, nossa resistência!

E esse é mais um motivo pelo qual pecar é pecado! Porque o pecado nos limita!

E não é tão difícil encontrar alguém limitado pelo pecado. Olhe ao seu redor, olha para a sua família, amigos. Olhe para o seu passado, ou para o seu presente. Quantos jovens saudáveis que poderiam estar trabalhando e produzindo, mas estão presos pelos vícios. Ligue a TV e veja quantos cantores, atores, atletas talentosos perderam suas vidas cedo por causa das drogas! E quantas pessoas cresceram traumatizadas por causa da violência que presenciou dentro de casa: pai batendo em mãe, violência sexual, entre outras formas de violência.

Que exemplos mais posso dar? Posso falar das pessoas traumatizadas depois de sofrerem sequestros, assaltos. Posso citar as nações que poderiam ser ricas hoje, mas não foram por causa das guerras (conheçam a história do Paraguai). Posso falar das jovens que perderam a chance de estudar e ter um futuro melhor porque engravidaram aos 15 anos sem ter um casamento, posso falar dos casamentos que estão chegando ao fim por causa da pornografia. Enfim, posso ficar anos aqui citando exemplos e mais exemplos!

O pecado é um fardo pesado que carregamos em nossas costas, e nos impede de correr, de voar, como Cristo planejou. Esse é mais um motivo pelo qual pecar é pecado. Não é “chatice de Deus”, ou religiosidade, ou os “dogmas e doutrinas da igreja nos prendendo”, ou qualquer uma dessas desculpas que alguns inventam. Creio que nesse texto consegui deixar bem claro como o pecado nos limita, tanto com os exemplos da Bíblia como com os exemplos atuais.

Se você se sente pesado, limitado pelos pecados, pelos vícios e por todo esse mal, saiba de uma coisa. Jesus veio a essa terra justamente para trocar o nosso fardo:

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

Mateus 11:28-30

Sim, ele nos veio entregar o seu fardo leve, e carregar o fardo pesado por nós:

Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

Isaías 53:4-5

Mas, para isso, você precisa entregar a sua vida para Jesus. Não apenas o seu fardo, mas a sua vida. Entregar a vida para Jesus significa sair, rejeitar o pecado. Largar aquilo que é errado: a mentira, o engano, a corrupção, o adultério, a idolatria,os vícios e outras tantas formas de pecado. Pois é só assim, nascendo de novo e sendo uma nova criatura em Cristo é que poderemos ter nossas dores aliviadas, principalmente as dores da alma.

Andar com Cristo não fará com que você viva 930 anos nessa terra, e nem te dará a possibilidade de construir uma torre gigante. Mas certamente te dará a oportunidade de viver uma vida longe das dores do pecado, e ter uma vida eterna com Cristo.

E pra você que já conhece Cristo, e ainda tenta andar com Cristo e com o pecado ao mesmo tempo, fica o recado: por mais que vc esteja co Cristo, se você estiver flertando com o pecado, você ainda estará sujeito ao fardo, a dor e a limitação que o pecado proporciona. Tomara que esse texto te faça pensar sobre isso.

Veja também

Ler a bíblia, antes e depois dos exercícios, amplia sobremaneira o resultado esperado!

Bíblia online

"Do Alto" – Rasgando o ingresso na porta da boate - muito punk!

"Do Alto" - O que é a segunda morte?

"Do Alto" - Por que a pomba é usada frequentemente como um símbolo para o Espírito Santo?

"Do Alto" - O que é o dom espiritual de liderança?

'Do Alto' - O que acontece às pessoas que nunca tiveram a chance de ouvir a respeito de Jesus?

'Do Alto' - Por que Jesus teve que passar por tanto sofrimento?

'Do Alto' - Que tipo de resolução de Ano Novo deve o cristão fazer?

'Do Alto' - O que significa Jesus ser o Filho de Deus?

"Do Alto" - O que a Bíblia diz sobre o evangelho da prosperidade?

"Do Alto" - O que a Bíblia diz sobre pesadelos?

'Do Alto' - Árvores murchas

‘Do Alto’ - A História da Redenção contada pelas sete Festas de Israel

'Do Alto' - Qual o nível apropriado de intimidade antes do casamento?

'Do Alto' - Na Bíblia está escrito: diga com quem tu andas e eu direi quem tu és?

'Do Alto' - O que a Bíblia diz sobre a salvação dos membros da mesma família?

'Do Alto' - O que a Bíblia diz sobre a restituição - devolução do roubado?

'Do Alto' - Haverá uma distinção entre o sexo masculino e feminino no céu?

'Do Alto' - O que a Bíblia diz sobre a salvação dos membros da mesma família?

'Do Alto' - O que a Bíblia diz sobre a restituição - devolução do roubado?

'Do Alto' - Haverá uma distinção entre o sexo masculino e feminino no céu?

'Do Alto' - Conhece alguns dos Atributos de Deus?

'Do Alto' - O que é o dom espiritual de ensinar?

'Do Alto' - O que é o ministério da libertação? Ele é bíblico?

‘Do Alto’ - Dica divina por animais que abraçam extra natural

'Do Alto' - O que significa ser uma pedra de tropeço para outra pessoa?

'Do Alto' - Será que os fins justificam os meios?

'Do Alto' - O que a Bíblia diz sobre a fofoca?

'Do Alto' - Por que a fé sem obras é morta?

'Do Alto' - Quem irá para o inferno?

'Do Alto' - Como podemos honrar um pai ou mãe abusivo(a)?

'Do Alto' - Como posso reconhecer a orientação do Espírito Santo

'Do Alto' - Há níveis diferentes de punição no inferno?

'Do Alto' - O que significa ter um relacionamento pessoal com Deus?

'Do Alto' - O que significa andar no Espírito?

'Do Alto' - Um cristão pode perder a salvação?

'Do Alto' - Jesus realmente existiu? Há alguma evidência histórica de Jesus Cristo?

'Do Alto' - Por que as pessoas morrem?

"Do Alto" - Quais são os sete pecados capitais?

"Do Alto" - O que a Bíblia diz sobre os direitos humanos

'Do Alto' - Tenho que confessar o meu adultério ao meu cônjuge?

"Do Alto" - Por que tanto do mundo ainda não foi evangelizado?

'Do Alto' - Interpretação cristã de sonhos? Nossos sonhos vêm de Deus?

'Do Alto' - Haverá uma distinção entre o sexo masculino e feminino 'no céu'?

'Do Alto' - Existe alguma situação em que seja certo mentir?

'Do Alto' - Será que Deus nos castiga quando pecamos?

'Do Alto - Os cristãos devem guardar o Sabbath (sábado)?'

“Do Alto” ESPECIAL - “A ‘igreja’ num país em crise econômica”

'Do Alto' - (IMPERDÍVEL) Qual é a história do Cristianismo?

'Do alto' - Se um homem e mulher ainda não casados tiverem sexo, estão casados aos olhos de Deus?

'Do Alto' - Jesus, a prostituta arrependida e o religioso

'Do Alto' - O que é o dom espiritual de liderança?

"Do Alto" - A salvação é somente pela fé ou pela fé mais as obras?

'Do Alto' - Deus é real? Como posso saber com certeza que Deus é real?

"Do Alto" - É errado que um marido e uma esposa cristãos frequentem igrejas diferentes?

'Do Alto' - Há níveis diferentes de punição no inferno?

'Do Alto' - O inferno é real? O inferno é eterno?

'Do Alto' - O que significa entristecer / apagar o Espírito?

'Do Alto' - O que é o dom espiritual de ensinar?

'Do Alto' - Por que a infidelidade conjugal é tão destrutiva?

'Do Alto' - Existe uma lista bíblica de pecados?

'Do Alto' - Qual a diferença entre a alma e o espírito do homem?

‘Do Alto’ - Vem chorar, que Jesus é bom!

‘Do Alto’ - Homem grava ‘’Deus falando"

‘Do Alto’ – Cristo vencido ou vencedor?

'Do Alto' - Por que 'todos' os Cristãos são hipócritas?

'Do Alto' - A Igreja Adúltera

‘Do Alto’ – Sinais de quem está morrendo na fé

'Do Alto' - O que a Bíblia diz sobre confiar nos outros?

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br