Galeria de Fotos

Não perca!!

Internacional

Além dos salgadinhos, alimentação do jovem era baseada em pão branco e salsichas, causando deficiência de vitaminas importantes, como a B12
Além dos salgadinhos, alimentação do jovem era baseada em pão branco e salsichas, causando deficiência de vitaminas importantes, como a B12

Por conta de uma alimentação pobre em nutrientes e composta, basicamente, de batata frita industrializada, embutidos e pão branco, um britânico de 17 anos, não identificado, acabou ficando cego. De acordo com a revista científica Annals of Internal Medicine, ele chegou a ficar dez anos sem comer uma única fruta, legume ou verdura. A falta de nutrientes acabou causando perda progressiva da visão.

 

Aos 14 anos, o jovem procurou atendimento médico por sentir-se indisposto e cansado. Os médicos detectaram a deficiência em vitamina B12 e teriam receitado suplementos alimentares, mas o adolescente não teria seguido o tratamento ou feito qualquer alteração na alimentação.

Após três anos da “dieta”, ele foi diagnosticado com neuropatia óptica nutricional, doença provocada especialmente pela falta de vitamina B12. Quando chegou ao hospital, o rapaz apresentava pontos cegos, enxergando apenas pela visão periférica.

Ao Annals of Internal Medicine, Denize Atan, médica do Bristol Eye Hospital responsável pelo tratamento, disse que, apesar de não estar abaixo ou acima do peso, o jovem estava extremamente desnutrido. Além da vitamina B12, o organismo estava deficiente em ferro, selênio, cobre e vitamina D.

Ainda de acordo com Denize, o paciente havia perdido minerais dos ossos, algo incomum em pessoas tão jovens. Devido à doença, o homem, que hoje tem 19 anos, precisou abandonar a faculdade. Caso não seja tratada precocemente, a neuropatia óptica nutricional pode provocar a morte das fibras nervosas do nervo óptico, causando danos irreparáveis à visão.

A vitamina B12 é essencial para o desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso. Por isso, a deficiência crônica da substância, se não tratada, pode levar a manifestações neurológicas irreversíveis.

A fonte natural de vitamina B12 na dieta humana restringe-se a alimentos de origem animal, especialmente leite, carne e ovos. Por isso, cerca de 50% dos vegetarianos e 40% dos não vegetarianos, têm carência de vitamina B12.

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br