Galeria de Fotos

Não perca!!

Internacional

Apesar de se tratar de um fato surpreendente, já se suspeitava de que existissem reservas de água subterrâneas (Foto: Reprodução)
Apesar de se tratar de um fato surpreendente, já se suspeitava de que existissem reservas de água subterrâneas (Foto: Reprodução)

Um grupo de geólogos da Universidade de Columbia, Nova Iorque, veio a público recentemente para apresentar sua nova pesquisa de exploração sobre uma reserva de água doce congelada situada embaixo do Oceano Atlântico.

De acordo com os cientistas, há quase três mil quilômetros cúbicos de água doce presa em sedimentos porosos embaixo da água. Apesar de se tratar de um fato surpreendente,  já se suspeitava de que existissem reservas de água subterrâneas. Especialistas acreditam que esses tipos de depósito de água doce são abundantes, mas muito pouco se sabe sobre seus volumes e sua distribuição no planeta.

Os cientistas acreditam que este aquífero é o maior já encontrado. Eles o avaliam como “gigantesco”.Segundo seus cálculos, a reserva vai da costa do estado de Massachusetts até New Jersey e abrange cerca de 350 km da costa do Atlântico nessa região dos Estados Unidos. Se a reserva estivesse na superfície, formaria um lago de cerca de 40 mil km2.

Para detectar a reserva d’água, os pesquisadores usaram ondas eletromagnéticas. Uma pista que eles já tinham é que, nos anos 70, algumas companhias petroleiras que perfuravam a costa não extraíam petróleo, mas sim água doce. Os pesquisadores, no entanto, não sabiam se eram apenas depósitos isolados ou algo muito maior.

Os geólogos acreditam que a água doce pode ter se armazenado ali de duas maneiras. Por um lado, acredita-se que no final da Idade do Gelo, grandes quantidades de água doce acabaram presas em sedimentos rochosos, algo que os especialistas chamam de “água fóssil”. Mas pesquisas recentes mostram que os reservatórios provavelmente também se alimentam de chuva e se infiltram através dos sedimentos na terra e alcançam o mar.

A 'água fóssil' se armazena em meio as porosidades das rochas (Foto: Reprodução)
A 'água fóssil' se armazena em meio as porosidades das rochas (Foto: Reprodução)

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br