Galeria de Fotos

Não perca!!

Saúde

Conheça a história por trás da descoberta do zica em CamaçariConheça a história por trás da descoberta do zica em Camaçari

Poderíamos estar sendo citados pelas belezas naturais, pelo sucesso industrial do Polo ou pelo crescimento dos investimentos no setor imobiliário. Mas, Camaçari ostenta outra triste referência: é a cidade onde o zica vírus surgiu pela primeira vez no Brasil; ou pelo menos foi a primeira cidade a identificar a doença. Há aproximadamente um ano, dividindo as atenções com os efeitos do ‘odor noturno’, surgiam na cidade os primeiros sintomas do vírus.

No início, a doença misteriosa passou a ser chamada de "síndrome eczematosa indeterminada" pelos médicos devido à irritação que causava na pele. Com manchas vermelhas na pele, febre, dor de cabeça e muita dor nas articulações, a população lotava os postos de saúde e hospitais particulares.

Segundo relato cronológico montado pelo Carta Capital, ainda em abril de 2015 os médicos não sabiam um diagnostico preciso da doença. A descoberta veio quando o doutor Antonio Carlos Bandeira, do hospital Santa Helena, contactou o virologista Gubio Soares, da Universidade Federal de Bahia. A ação, foi um verdadeiro pedido de socorro.

“Pelos sintomas que os pacientes apresentavam e o contágio explosivo – havia prédios inteiros lotados por pessoas doentes –, presumiram que se tratava de um 'arbovirus', nome genérico para vírus transmitidos por algum inseto ou outro animal semelhante”, diz a publicação. 

Em seu laboratório do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia, em Salvador, Soares, junto a sua colega Silvia Sardi, se dedicaram a investigar cerca de 20 amostras de pacientes enviadas de Camaçari.

Foi através dessa análise que acharam o vilão da história: zika, identificado pela primeira vez no mundo em 1947, na África, e que já apareceu nas ilhas do Pacífico em 2007 e 2013, mas que, pelas características geográficas, não causaram o mesmo impacto.

Isso foi em 28 de abril de 2015. No dia seguinte, as autoridades sanitárias brasileira informaram publicamente a descoberta. E assim, Camaçari se tornou oficialmente a responsável pela descoberta do zica.

Prestes a completar um ano da descoberta no Brasil, o zika segue cercado de mistério.

Veja também:

Governos não confirmam vírus causador de doença misteriosa

'Surto' de doença misteriosa em Camaçari. Vítimas falam ao CFF sobre enfermidade

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br