Galeria de Fotos

Não perca!!

Rogaciano Medeiros

Ex-ministro Ciro GomeEx-ministro Ciro Gome

EXPLICADO

Em entrevista ao jornalista Kennedy Alencar, o ex-ministro Ciro Gomes disse que o PT terá candidato próprio na eleição presidencial do próximo ano, independentemente de Lula, e que o plano B é Jaques Wagner, que governou a Bahia por dois mandatos, foi ministro de Lula e Dilma. Está explicado, como havia dito esta coluna, o motivo de o presidenciável do PDT ter elevado o tom das críticas. Sem a possibilidade de candidatura única da frente democrática, só resta construir a própria caminhada.

EQUILÍBRIO

Prevaleceu o bom senso dos que respeitam o jogo democrático. Por 50 votos a 21, o Senado decidiu só se manifestar a respeito do mandato de Aécio Neves (PSDB-MG) no dia 17, depois de o pleno do Supremo Tribunal Federal se posicionar sobre a decisão da primeira turma, que cassou o senador tucano. O STF aprecia o caso na quarta-feira.

OBRIGAÇÃO

Independentemente da decisão do STF, e sem dúvida alguma a palavra final no caso cabe ao Parlamento, o fato é que o Senado tem o dever político e ético de cassar o mandato de Aécio Neves. Não apenas por motivação moralista, de combate à corrupção, mas acima de tudo por todos os males que o senador tucano tem causado à nação. É uma dívida que o Legislativo tem para com a sociedade.

MORTINHO

O Senado pode até não cassar o mandato de Aécio e há uma tendência nesse sentido, pois a bancada governista precisa dos votos controlados pelo senador do PSDB na Câmara Federal para livrar Temer da segunda denúncia da PGR. Mas, o fato é que politicamente o tucano está "mortinho da silva", como diz a sabedoria popular.

ABUSIVO

O neoliberalismo no Brasil impõe uma lógica abusiva, para usar uma expressão hoje em grande evidência. Na Petrobrás, por exemplo, o governo Temer quer acabar com a primazia nacional até mesmo em contratos antigos, firmados há mais de 12 anos. É um entreguismo sem controle.

 

_____________________________________________

A coluna Pauta Livre, de autoria do jornalista Rogaciano Medeiros, é um espaço onde ele escreve suas análises sobre a situação política nacional, dentro de uma ótica questionadora através de um ponto de vista diferente dos tradicionais veículos de comunicação. Justamente para questionar a grande imprensa, que manipula a informação e coloca a versão que lhe é conveniente como se fosse a verdade absoluta.

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br