Galeria de Fotos

Não perca!!

Rogaciano Medeiros

Ex-presidente da Petrobrás, professor José Sérgio GabrielliEx-presidente da Petrobrás, professor José Sérgio Gabrielli

DESINDUSTRIALIZAÇÃO

O Brasil só pode alcançar o superávit na conta corrente se exportar mais do que importar. É a opinião do economista Luiz Carlos Bresser Pereira. Para isso é preciso viabilizar a indústria nacional. Desde o início dos anos 90, o país amarga uma cruel desindustrialização, que tira toda a competitividade da empresa nacional no mercado externo. Explicou o ex-ministro para uma plateia atenta, nesta segunda-feira, durante debate na Reitoria da UFBA.

CORRELAÇÃO

Ex-presidente da Petrobrás, o professor José Sérgio Gabrielli chama atenção para a necessidade de uma correlação de forças mais favorável às forças progressistas, no controle do aparelho estatal, para "definir o que é mais importante".  Quer dizer, se o governo serve apenas ao capital, como é o caso de Temer, ou dá atenção ao povo, prioriza a superação das desigualdades. A eleição do próximo ano será decisiva.

CONSERVADORISMO

A nítida preferência dos governos do PT na coalizão com as forças de direita resultou na atual formação do Congresso Nacional, o mais conservador desde a redemocratização do país, em 1986, e que foi decisivo na efetivação do golpe do ano passado. Foi o eixo da fala do deputado federal Davidson Magalhães, no debate sobre desenvolvimentismo, na UFBA, nesta segunda-feira. Ele se queixou do pouquíssimo espaço dado às esquerdas. 

SUJEITO


Para o professor Jorge Almeida, do Departamento de Ciência Política da UFBA, o Novo Desenvolvimentismo só se efetivará como um projeto de Brasil, se os trabalhadores, o povo, forem os sujeitos da ação. Lembrou que, por mais contraditório que pareça, os momentos de maior desenvolvimento aconteceram com o presidente Getúlio Vargas e com a ditadura civil militar (1964-1985). Dois momentos históricos de democracia bem precária.

ADVERTÊNCIA

Considerada uma das maiores reservas de petróleo do mundo, a Venezuela começa a entrar, concretamente, na linha da política de ocupação dos Estados Unidos, a partir do governo Trump. Assim como fez Bush com o Iraque. Mas, nesta segunda-feira a China alertou para a necessidade de respeito à autodeterminação dos povos e condenou qualquer iniciativa de invasão do território venezuelano. Advertência de quem tem condições de desafiar Tio Sam.

_________________________________________________

A coluna Pauta Livre, de autoria do jornalista Rogaciano Medeiros, é um espaço onde ele escreve suas análises sobre a situação política nacional, dentro de uma ótica questionadora através de um ponto de vista diferente dos tradicionais veículos de comunicação. Justamente para questionar a grande imprensa, que manipula a informação e coloca a versão que lhe é conveniente como se fosse a verdade absoluta.

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br