Presidente focou em área social e administrativa
Completando 100 dias de governo, o presidente Lula (PT) já cumpriu 1/3 das promessas feitas durante a campanha eleitoral de 2022. Segundo levantamento feito pelo g1, o petista já iniciou 13 dos 36 compromissos firmados no ano passado.
Outras quatro promessas foram parcialmente atendidas, e 14 ainda não foram cumpridos. Cinco compromissos ainda não podem ser avaliados por terem sido anunciados de forma genérica.
O portal vai acompanhar os quatro anos de mandato do presidente para avaliar o cumprimento das promessas de campanha até 2026.
Confira quais são as promessas já cumpridas pelo presidente até o momento:
Compromissos administrativos: recriações dos ministérios da Previdência Social, da Cultura, da Pesca e dos Povos Indígenas.
Benefício social mantido em R$ 600 + R$ 150 por filho e programa Bolsa Família relançado por meio de uma medida provisória.
Cotas raciais mantidas e ampliadas: Lula e a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, assinaram um decreto de ampliação para 30% de pessoas negras em cargos em comissão e função de confiança do poder público.
Aumento variável de 28% a 39% da verba da merenda escolar foi cumprida por meio do reajuste dos valores per capita do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para todas as etapas e modalidades da educação básica e começou a ser pago em março.
Programa Mais Médicos retomado e expandido o número de profissionais de 13 mil para 28 mil.
Não privatizar o Banco do Brasil, os Correios e a Petrobras
Cumpridas em parte
Retomada do Minha Casa Minha Vida e criar novas modalidades
Criar programa de atendimento a mulheres que sofreram violência
Ampliar acesso ao ensino superior
Não cumpriu ainda
Recriar o Ministério de Segurança Pública
Fim do orçamento secreto e criação de um orçamento participativo
Criar programa de recuperação de aprendizagem pós-pandemia
Universalizar banda larga em todas as escolas
Universalizar acessos a luz e água
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|