Galeria de Fotos

Não perca!!

Cidade

Segundo o Bahia Econômica, o sedã elétrico Han EV, lançado no Brasil, pode vir a ser montado na Bahia (Foto: Divulgação)Segundo o Bahia Econômica, o sedã elétrico Han EV, lançado no Brasil, pode vir a ser montado na Bahia (Foto: Divulgação)

Rui Costa confirma negociações avançadas com montadora que irá se instalar no antigo site da Ford

A BYD, multinacional com origem na China - fabricante de baterias e placas solares, caminhões, ônibus e carros elétricos -, está em negociação avançada com o governo do estado, a fim de viabilizar a instalação de uma unidade fabril, no Polo Industrial de Camaçari, no site que abrigava a fábrica da Ford.

O nome da empresa, que hoje tem valor de mercado de aproximadamente US$ 113,15 bilhões, segundo a plataforma Companies Market Cap, e é a maior fabricante de carros elétricos da China, foi revelado pelo portal Bahia Econômica. Após o governador Rui Costa anunciar que as negociações para atrair uma fábrica de carros a ser instalada no antigo complexo da Ford em Camaçari estavam avançadas.

Por meio da assessoria de imprensa, a BYD informou: “A posição oficial é que a empresa não vai comentar o assunto”. De acordo com o Bahia Econômica, “as negociações entre a empresa e o governo do Estado estão avançando, mas guardadas a sete chaves e centralizadas no gabinete do governador”.

Projetos na Bahia

A BYD já é responsável pela construção e operação do VLT do Subúrbio, o novo sistema de transporte sobre monotrilho que ligará a região do Comércio, em Salvador, até a ilha de São João, no município de Simões Filho, possuindo com o Estado um contrato  de R$ 1,5 bilhão. A empresa também é responsável pelo projeto de SkyRail (monotrilho) na cidade de São Paulo, com a Linha 17 – Ouro.

O Bahia Econômica apurou que a BYD havia inicialmente manifestado interesse em comprar a fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP). Entretanto, não houve avanços nesse sentido, por isso, a empresa ampliou as negociações com o governo da Bahia, para se instalar em uma parte do complexo industrial da Ford.

A ideia inicial seria a montagem ou produção em Camaçari do Tan EV, o primeiro SUV elétrico da marca vendido no Brasil, e do Han EV. Em abril, a BYD lançou o sedã premium BYD Han EV, com preço sugerido de R$ 539.990 (promocional para o primeiro lote). O carro 100% elétrico tem autonomia de até 550 km, segundo a fabricante, e está recheado de itens de luxo e tecnologia.

O economista Armando Avena, editor responsável pelo Bahia Econômica, explica que a atração de uma fábrica de carros elétricos para o Polo Industrial de Camaçari, a ser instalada no site da Ford, “é de fundamental importância, porque ela passará a tomar o lugar de âncora da cadeia produtiva de bens finais, especialmente de automóveis”.

Ele explica ainda as vantagens para a BYD. “A Bahia tem um posicionamento muito favorável para a fábrica, que terá um porto à sua disposição, que está alocado à fábrica. E ainda toda a infraestrutura, o site da Ford já montado”.

“Não existe mais o regime automotivo do governo federal. Então, produzir na Bahia ou em qualquer outro estado do Nordeste é mais caro que produzir no Sudeste, porque a maior parte do mercado está lá. Esse é o grande problema dessa empresa. O maior mercado dela estará no Sul e Sudeste do Brasil”, pondera Avena.

O economista afirma que o governo do estado terá que dar algum tipo de isenção, “junto com os incentivos da Sudene, algum tipo de incentivo de ICMS, para compensar à empresa a diferença de se instalar longe mercado do mercado alvo”. “É importante para a Bahia atrair uma indústria automobilística, uma fábrica de carros elétricos, hoje o futuro da indústria automotiva no mundo”, conclui.

Grupo Parvi assume operação comercial da BYD na Bahia

Em abril, a BYD Brasil anunciou a nomeação do Grupo Parvi como parceiro responsável pela gestão de revendas da marca nas cidades do Recife (PE) e de Manaus (AM). Mais recentemente, o grupo assumiu a representação da marca para todo o estado da Bahia.

Em abril, o Grupo GNC foi nomeado para representar a marca de carros elétricos de luxo no mercado baiano. Mas houve mudança de estratégia: “Recentemente, tivemos o privilégio de assumir essa importante capital do Nordeste e do Brasil, pela qual já tínhamos grande interesse”, afirma o diretor comercial Grupo Parvi, Fabricio de Faveri.

“Essa é uma decisão da BYD. Confesso que não temos os detalhes do motivo pelo qual o Grupo GNC não continuou, porém, como para a capital da Bahia éramos muito bem cotados, assim como eles, tivemos essa grande notícia que veio posteriormente”, explica.

A previsão ainda é inaugurar a primeira concessionária da BYD em Salvador no segundo semestre deste ano. “Estamos a todo vapor nas aprovações do projeto arquitetônico junto a BYD e as obras começarão de imediato, após o fim da parte relacionada ao projeto. Posso adiantar é que faremos uma operação incrível, digna da marca premium que é a BYD”.

Expectativa

É alta a expectativa do Grupo Parvi em relação ao mercado baiano. “O mercado premium da Bahia de 2021 correspondeu a 1,8% do mercado nacional, sendo 819 unidades no ano, mesmo com a falta mundial de semicondutores. Este ano já foram 254 unidades até maio, mantendo o percentual do volume nacional”, enumera.  

“A BYD, pelo seu produto premium de alta qualidade e preço altamente competitivo, vai agregar muito ao mercado no segmento de híbridos e elétricos abaixo dos 290 mil reais. Acreditamos que o Brasil e a Bahia em breve irão se apaixonar pelo produto e será de grande aceitação em todo estado”, comenta.

A atuação se dará em todo o estado e não apenas em Salvador. “Atenderemos, da capital, todo o estado da Bahia. Hoje é mais comum do que se imagina entregarmos carros de luxo no interior do estado, pelas compras feitas diretamente pela internet. O Grupo Parvi é um dos grupos mais focados hoje no Brasil no atendimento de excelência de forma virtual e conseguimos atender a todas as etapas, da compra do cliente pela internet à entrega na sua casa”. O grupo também vai comercializar as placas solares fabricadas pela BYD.

A história do Grupo Parvi começou em 1980, com a abertura de uma concessionária Mercedes-Benz em Palmares, no interior de Pernambuco. De lá para cá, tornou-se um dos maiores grupos automotivos do Norte e do Nordeste, com presença em 13 estados brasileiros. Atualmente, conta mais de 90 concessionárias de diversas marcas, que atuam no mercado brasileiro, algumas voltadas ao segmento premium.

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br