Concorrendo com 18.800 jovens do Brasil inteiro, a estudante de Camaçari Débora Leal Santos de Carvalho, 18 anos, moradora do bairro Gleba C, foi aprovada pelo Programa Jovens Embaixadores 2017. Em janeiro, a jovem segue para realizar o sonho de morar fora do país e vai passar três semanas nos Estados Unidos.
O Programa Jovens Embaixadores 2017 visa levar estudantes brasileiros da rede pública de ensino para um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos. Lá, eles são acolhidos por uma família e frequentarão uma escola pública. Para isso, foram selecionados 50 estudantes com idades entre 15 e 18 anos.
Durante toda a vida, Débora estudou em escolas públicas, iniciando na Rede Municipal de Ensino e depois seguiu para o IFBA (Instituto Federal da Bahia), onde cursa o 3º ano do ensino médio com técnico de informática. Atualmente, ela ainda divide o tempo com a participação em quatro projetos sociais de diferentes áreas.
“O programa vai dar uma base maior para o voluntariado. Vamos aprender em instituições dos Estados Unidos um pouco mais sobre formação de liderança. Além disso, estarei com gente de todos os lugares do Brasil e, com isso, terei a oportunidade de conhecer mais o meu país e um país de fora. O que seria difícil se não fosse assim”, afirmou animada a estudante.
A jovem passou por seis fases até chegar ao resultado final, que saiu no dia 28 de outubro. A próxima etapa será a viagem, que acontece no dia 10 de janeiro de 2017 para Brasília. Ela irá conhecer a cidade e a embaixada e participar de palestras sobre as atividades que serão desenvolvidas nos Estados Unidos. Por fim, no dia 13 de janeiro segue para a viagem ao exterior, momento esperado com muita ansiedade e felicidade por ela e toda a família.
Ao retornar ao Brasil, Débora pretende passar o que aprendeu para as pessoas dos grupos de trabalhado voluntário que participa, além de capacitar mais pessoas. “Pretendo ainda motivar mais estudantes de escolas públicas a participarem de programas como este, porque existem muitos outros no país, e a correrem atrás dos sonhos. Quero mostrar que mesmo vindo da escola pública a gente pode conquistar mais”, afirmou a jovem que já é exemplo para todos os que convivem com ela.
Por ser uma seleção bem concorrida, a jovem acredita ter preenchido todos os critérios necessários. São eles pertencer a uma camada socioeconômica menos favorecida, ter um bom desenvolvimento escolar, ter perfil de liderança e iniciativa, ser comunicativo, possuir uma boa relação em casa, na escola e na comunidade, estar atualmente engajado em atividades de responsabilidade social ou voluntariado e comprovar ao menos 12 meses, ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior e jamais ter viajado para os Estados Unidos. O Programa Jovens Embaixadores 2017 é realizado pela embaixada dos Estados Unidos no Brasil.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|