Galeria de Fotos

Não perca!!

Banner

Economia

(Imagem Ilustrativa /Google)
(Imagem Ilustrativa /Google)

As pessoas precisam prestar atenção aos seus hábitos de consumo, principalmente no verão, ou do contrário, desembolsarão mais na hora de pagar a conta de energia.

O aumento se dá, principalmente, pela utilização de aparelhos de climatização para amenizar o calor. Equipamentos como geladeiras e condicionadores de ar apresentam aumento de desempenho para compensar a alteração climática.

Para evitar surpresas desagradáveis no final do mês, o consumidor deve adotar hábitos econômicos evitando desperdícios. De acordo com a Coelba, os excessos com ar condicionado, chuveiros elétricos, ferros de passar e fornos elétricos são os maiores vilões do consumo. Além disso, refrigeradores mal vedados e em precário estado de conservação também são fatores que podem causar um aumento na fatura de energia.

A Coelba alerta para a tentação de deixar os climatizadores e condicionadores de ar de ar ligados por períodos longos. A utilização do timer (temporizador) para evitar o funcionamento desnecessário do condicionador de ar ajuda na economia.

As geladeiras, quando em mau estado, chegam a representar 30% do consumo de uma residência. Uma dica é que freezer e geladeiras devem ser instalados em locais ventilados, longe de qualquer fonte de calor e com espaço mínimo de 15 centímetros de paredes e armários. Outra orientação é observar periodicamente a borracha de vedação que, uma vez ressecada, causa um dos maiores desperdícios de energia.

Confira dicas eficientes dadas pela Coelba de como utilizar os eletrodomésticos no período do verão:

No ar condicionado
- O condicionador de ar é um dos eletrodomésticos de maior consumo de energia. Utilize-o apenas o estritamente necessário e mantenha portas e janelas bem fechadas para evitar entrada de ar do ambiente externo. Verifique o correto funcionamento do termostato; regulando-o adequadamente (25º). Se possível, instale o aparelho onde ele não fique exposto ao sol.

No chuveiro - O chuveiro elétrico é responsável por cerca de 25% do consumo de uma residência
Limite seu tempo debaixo da água quente ao mínimo indispensável. Não tente aproveitar uma resistência queimada, isso aumenta o consumo. Nos dias quentes, mantenha a chave de temperatura na posição “verão” (na posição “inverno”, o consumo é aproximadamente 30% maior).

No televisor
- O televisor é responsável por cerca de 5 a 15% do consumo total de uma residência. Não deixe o televisor ligado sem necessidade. Não durma com o televisor ligado. Evite acidentes. Não tente consertar o televisor: mesmo desligado existe o risco de choque

Na geladeira
- A geladeira é responsável por cerca de 30% do consumo total de uma residência. Coloque a geladeira em local ventilado, afastada de paredes, fora do alcance dos raios solares e distante de fogões e estufas. Não use a parte traseira da geladeira para secar panos ou roupas. Não deixe aberta, nem fique abrindo desnecessariamente. Não coloque alimentos quentes na geladeira. Verifique se as borrachas de vedação da porta estão em bom estado. Descongele sua geladeira regularmente. Observe as recomendações do fabricante.

Na máquina de lavar
- A máquina de lavar roupa consome 2 a 5% do consumo total de uma residência. Procure lavar de uma só vez a quantidade de roupa indicada pelo fabricante. Utilize a dosagem correta de sabão para que você não tenha de repetir a operação enxaguar. Leia com atenção o manual do fabricante para tirar maior proveito de sua máquina de lavar.

Na iluminação
- A iluminação é responsável por cerca de 20% do consumo total de uma residência. Habitue-se a apagar as lâmpadas dos ambientes desocupados. Evite acender qualquer lâmpada durante o dia, utilizando melhor a iluminação natural. As lâmpadas fluorescentes dão melhor resultado, duram mais e gastam menos energia. E lembre-se: lâmpadas de maior potência consomem mais energia.
Planilha comparativa de lâmpadas:
Lâmpa Incandescente de 40W       Fluorescente compacta de 9W
Incandescente de 60W      Fluorescente compacta de 15W
Incandescente de 100W    Fluorescente compacta de 23W
Fluorescente tubular de 20W         Fluorescente tubular de 16W
Fluorescente tubular de 40W         Fluorescente tubular de 32W

No ferro elétrico - O ferro elétrico é responsável por cerca de 5 a 7% do consumo total de uma residência. Habitue-se acumular a maior quantidade possível de roupas, para passá-las de uma só vez. Use a temperatura indicada para cada tipo de tecido, no caso de ferro automático. Quando precisar interromper o serviço, desligue o ferro.

*Com informações da Tribuna da Bahia

Saiba mais sobre Economia

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br