Galeria de Fotos

Não perca!!

Economia

O auxílio doença é destinado para os segurados do INSS que estão impossibilitados de realizar suas atividades no seu trabalho por causa de alguma incapacidade decorrente de doença ou acidente (Foto: Reprodução)
O auxílio doença é destinado para os segurados do INSS que estão impossibilitados de realizar suas atividades no seu trabalho por causa de alguma incapacidade decorrente de doença ou acidente (Foto: Reprodução)

O Auxílio-Doença é um benefício por incapacidade devido ao segurado do INSS que comprove, em perícia médica, estar temporariamente incapaz para o trabalho em decorrência de doença ou acidente.

O auxílio doença é destinado para os segurados que do INSS que estão impossibilitados de realizar suas atividades no seu trabalho por causa de alguma incapacidade decorrente de doença ou acidente.

Quando o segurado é empregado com carteira assinada, e ficar afastado do emprego (atestado médico) por mais de 15 dias, ele terá que agendar uma pericia médica no INSS, através do site do Instituto ou pelo telefone no número 135.

No dia agendado para a pericia médica, o segurado deverá comparecer com o relatório médico, exames e receitas para mostrar para o perito. Após a pericia, o segurado receberá o resultado que poderá ser consultado no site do INSS.

Se o resultado da perícia for NEGATIVA, ou seja, se o perito concluir que o segurado não está incapacitado para trabalhar, ele deverá procurar um advogado especialista em direito previdenciário e ajuizar uma ação na Justiça Federal contra o INSS para pedir que seja deferido o auxílio-doença. A ação pode ser ajuizada sem a necessidade de recorrer administrativamente no INSS.

Após o ajuizamento da ação, o Juiz marcará uma data para que seja realizada uma pericia judicial. Caso a pericia seja POSITIVA, o perito irá informar no laudo se a incapacidade por causa da doença é DEFINITIVA OU TEMPORÁRIA. Se for definitiva, poderá ser aposentado por invalidez. Se for temporário, o perito irá dizer por quanto tempo ficará afastado recebendo o auxílio-doença.

Veja também:

Proposta de nova previdência para militares aumenta tempo de serviço e alíquota de contribuição; entenda

INSS vai suspender o pagamento de 1 milhão de pessoas este mês; entenda

Reforma da Previdência é mais prejudicial às mulheres, avalia Dieese

Derrotados nas eleições, seis senadores receberão aposentadoria de até R$ 32 mil

Reforma da Previdência: veja os principais pontos

Idade para idoso de baixa renda receber salário mínimo sobe para 70 anos

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br