![]() |
Número de novos casos também bateu recordes mais uma vez: 4.473 (Foto: Reprodução) |
Março foi um mês de recordes tristes em Camaçari. Esse cenário já estava claro para qualquer pessoa que estivesse acompanhando os dados sobre Covid-19 na cidade. A cada novo boletim divulgado pela prefeitura municipal se tornava notório o quanto a situação estava ruim.
Todos os dados apontavam para o colapso no sistema de saúde, desde o volume de novos, passando pela fila por regulação para leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), até, claro, o volume de mortes.
Recorte doloroso
De acordo com informações do Portal Transparência do Registro Civil Br, que compila dados de todos os registros civis nacionais, o número de mortes ocorridas em Camaçari, em março de 2021, é o pior desde 2015, quando as informações passaram a ser disponibilizadas. Foram 285 óbitos registrados, sendo 100 óbitos por covid-19 e 185 óbitos por outras causas.
Até março, a média total de mortes na cidade, incluindo todas as causas, era de 110 perdas por mês. Vale ressaltar que o número real pode ser ainda maior, já que o Registro Civil Br pode demorar até 15 dias para atualizar o portal, assim como o Laboratório Central da Bahia (Lacen), responsável pelo laudo das mortes por covid-19, também pode demorar um tempo parecido para finalizar toda documentação necessária para registrar um óbito por covid-19.
O número de novos casos também bateu recordes mais uma vez: 4.473. Em fevereiro, no recorde anterior, haviam sido 3.784 novos casos e 27 mortes registradas.
Isolamento é arma
Muito se discute, atualmente, sobre tratamento inicial, tratamento precoce e a eficácia das vacinas. No entanto, existe um consenso entre a classe médica que, infelizmente - e por causa de pautas políticas - ainda não se tornou consenso entre a população: a maior arma contra o covid-19 é o isolamento, ou pelo menos o distanciamento social.
Fique em casa, use máscara da forma correta se precisar sair (ou seja, cobrindo completamente nariz e boca), higienize sempre suas mãos com álcool 70º INPM. Se proteja e proteja sua família. Ninguém está imune.
Veja também:
Número de mortes por covid em março é 4 vezes maior que em fevereiro
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|