Galeria de Fotos

Não perca!!

Banner

Cidade

Nessa campanha as mulheres estão tendo maior visibilidade em comparação às eleições anteriores (Foto: Montagem | CFF)
Nessa campanha as mulheres estão tendo maior visibilidade em comparação às eleições anteriores (Foto: Montagem | CFF)

A disputa para prefeitura e vereança nas eleições deste ano, em Camaçari, chama a atenção para o destaque da presença feminina, na corrida pelos referidos cargos. Tanto nas coligações de oposição quanto de situação, há a destacada evidência da participação mais efetiva das mulheres.

De acordo com levantamento realizado pela redação do Camaçari Fatos e Fotos, até agora são pelo menos 110 mulheres que disponibilizaram os próprios nomes enquanto pré-candidatas a vereadoras. A oficialização se dará após o registro de todas as candidaturas, com data estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até o próximo dia 26.

O fato é que nessa campanha as mulheres estão tendo maior visibilidade em comparação às eleições anteriores, a exemplo de 2016, por exemplo, sobretudo nas majoritárias. O Partido dos Trabalhadores (PT), aposta no nome de Ivoneide Caetano e o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), tem como vice Negra Magna, liderança conhecida na cidade.

Para a vice-presidente do diretório do PT de Camaçari e historiadora, Jaqueline Andrade, o protagonismo das mulheres no referido pleito, se dá por conta de todo o movimento que a categoria tem feito ao longo dos anos, no sentido de se posicionar e ter voz. “Mesmo sem termos, ainda, como contabilizar a quantidade de mulheres de Camaçari que disputarão as eleições, acredito que o cenário esteja mais favorável em 2020 por se tratar de um ano pautado pelo desejo de renovação”, afirma.

De acordo com Jaqueline, partindo de um panorama analítico e histórico da participação das mulheres na política, a presença feminina sempre esbarrou em dificultadores, por conta do machismo, principalmente. “Esta é uma configuração geral e em Camaçari não é diferente. Basta lembrar de todos os ataques que Luiza Maia, uma das precursoras do protagonismo político feminino da nossa cidade, enfrentou quando pôs o nome para prefeita. Foi xingada, atacada de forma misógina e preconceituosa, mas isso abriu portas para que hoje enfrentemos de forma mais confiante essas dificuldades”, pontua.

Ainda de acordo com Andrade, a escolha do PT pelo nome de uma mulher para a prefeitura, encorajou tantas outras a encararem a disputa pela vereança. “Tendo uma mulher como a principal opositora no centro do debate fortaleceu essa rede feminina. O cenário de 2016 desfavoreceu essa evidência até por conta do impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff, tanto que não conseguimos eleger nenhuma mulher para vereadora. Estou esperançosa de que essa realidade mude na eleição deste ano. A figura feminina na política vem sendo trabalhada com mais força. Acho que temos muitos desafios pela frente, mas é, sem dúvida, um significativo avanço”, finaliza.

A opinião é de que, a escolha de Ivoneide para a prefeitura teria 'encorajado' tanta mulher a entrar na disputa por uma vaga na Câmara Municipal (Foto: Montagem | CFF)
A opinião é de que, a escolha de Ivoneide para a prefeitura teria 'encorajado' tanta mulher a entrar na disputa por uma vaga na Câmara Municipal (Foto: Montagem | CFF)

Veja também:

Eleições 2020: Enquete em rede social “agita” cenário político em Camaçari

Profecia (?) - Discurso de Ivoneide em Convenção pode 'levá-la a vencer a eleição'

Com as bênçãos de Rui e Leão, Ivoneide e Fábio Lima selam aliança em Camaçari

Convenção oficializa Ivoneide Caetano como candidata a prefeita no domingo (13)

De mulher correndo nua com fome, à ‘deixe o ódio que o amor quer passar’, em live de evangélicos com Ivoneide

Camaçari, sob sua gestão, vai ser sucesso”, diz senador Jaques Wagner a Ivoneide em live

Pré-candidata a prefeita de Camaçari, Ivoneide Caetano é chamada de “preparada” durante entrevista

Senador Jaques Wagner participa de live com Ivoneide Caetano nesta sexta (14)

Rui Costa anuncia VLT até Camaçari durante PGP Camaçari com Ivoneide Caetano e reafirma apoio

Ivoneide Caetano dá 'dois cruzados' de esquerda em Elinaldo, com apoio de Rui e Wagner

“Deus ajuda quem cedo madruga” – Ivoneide segue sem mudar a pisada pela prefeitura de Camaçari

Vídeo do evento de Ivoneide no Jardim Limoeiro

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br