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Em: 12/06/18 - 15:19 Fonte: Camaçari Fatos e Fotos Editoria: Cidade

O descaso do Algarobas continua; se algo acontecer não vamos caber “nas tripas” dos senhores

Moradores do conjunto Algarobas contiuam convivendo com canaletas de águas pluviais sem as grades de proteção agora há 4 meses sem que NINGUÉM tome qualquer providencia (Foto CFF)

Faz 20 dias que publicamos que a preocupação da prefeitura com a segurança dos seus munícipes é um ‘assombro’, desta vez pelo pouco caso com os moradores do condomínio Algarobas, no bairro Santa Maria, e o motivo tratou-se de galerias de águas pluviais destampadas onde, pelo livre acesso, circula tanto veículos quanto pessoas, inclusive idosos e crianças, como deixa claro as imagens.

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Em: 11/06/18 - 15:36 Fonte: Extra.Globo Editoria: Cidade

Caixa aumenta para 80% limite de financiamento de imóveis para servidor público

 Em abril, a Caixa reduziu em até 1,25 ponto percentual as taxas de juros do crédito imobiliário utilizando recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE)

A Caixa Econômica Federal anunciou, nesta segunda-feira, o aumento da cota de financiamento de imóveis usados com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) de 70% para 80%. A mudança começa valer a partir de hoje e para contratos novos.

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Em: 05/06/18 - 15:07 Fonte: Info Escola/Caroline Faria/Camaçari Fatos e Fotos Editoria: Cidade

"Sessão Meio Ambiente" - Cortesia do CFF

'Poda' feita pelo governo atual, nos bairros Triângulo e Dois de Julho, advertido pelo CFF desde o ano passado, sem que atitude qualquer fosse tomada até esta data sobre a qualidade dos serviços (foto CFF)

Considerando a 'atenção' que o governo municipal vem dispensando ao paisagismo da cidade, com todas as suas nuances e efeitos procados, nesses 18 meses de gestão do prefeito Antonio Elinaldo Araújo (DEM), apesar das incansáveis advertências deste portal (fotos e links à baixo), e que nesta quinta-feira, 06, a Câmara Municipal "apresentará os benefícios" implementados pela prefeitura na questão Meio Ambiente nesse período, e que o cuidado com a vegetação arbórea tem tudo a ver com o tema, a publicação a seguir é uma cortesia do Camaçari Fatos e Fotos (CFF) ao município:

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Em: 05/06/18 - 06:39 Fonte: JusBrasil/Gisele Scheffer Editoria: Cidade

Artigo - O sofrimento animal na paralisação dos caminhoneiros

'Aves e suínos em caminhões estão sem comer há mais de 50 horas';  'Alguns bichos estão morrendo e há um risco elevado de canibalização';  'Greve dos caminhoneiros faz produtores sacrificarem pintinhos por falta de ração';  'Não há comida. É melhor sacrificar do que deixar sofrer'.  As manchetes acima foram colhidas durante a paralisação dos caminhoneiros, que iniciou em todo o país no final do mês de maio. Mesmo que na data da publicação dessa coluna a paralisação já tenha terminado ou, pelo menos, os caminhões que transportam animais já transitem livremente pelas estradas, as consequências já se fizeram sentir.  Não serão abordadas aqui as decisões políticas que há muito priorizaram o transporte rodoviário, deixando o país dependente dos caminhões, nem avaliados os motivos da paralisação dos caminhoneiros.  O que será enfocado, nesse momento, apesar de muitas outras implicações – como falta de alimentos, remédios e combustíveis –, é o bem-estar e a vida de milhões de animais atingidos diretamente pelo movimento.  O bem-estar dos animais de produção se tornou uma grande preocupação científica e social devido à sua importância e abrangência no mundo todo. Um marco foi a publicação na Inglaterra, em 1964, do livro Animal Machines, da veterinária e jornalista Ruth Harrison.  No livro, Harrison mostrou as péssimas condições e os maus-tratos a que os animais de produção eram submetidos. Os britânicos puderam encarar, pela primeira vez, como eram criados os animais que davam origem ao alimento que chegava às suas mesas.  Essa obra chocou o público e provocou a criação de um comitê para investigar o assunto, liderado pelo pesquisador Francis Brambell. Em 1965 foram divulgadas as conclusões do relatório, que demonstrava a situação dos animais de criação na Inglaterra: boa parte deles vivia em espaços insuficientes para que pudessem se deitar, virar, esticar os membros ou cuidar de seu próprio corpo de acordo com os hábitos que naturalmente apresentam na natureza.  Essas constatações levaram à criação do Farm Animal Welfare Council (FAWC) (Conselho do Bem-estar dos Animais de Fazenda). Em 1979 esse órgão publicou um documento com os princípios que hoje norteiam as boas práticas de bem-estar animal e a legislação relativa ao assunto.  Bem-estar animal significa como um animal está lidando com as condições em que vive. Um animal está em bom estado de bem-estar se é saudável, está confortável, bem nutrido, seguro, capaz de expressar seu comportamento inato e se não estiver sofrendo dor, medo e angústia.  Um bom bem-estar animal requer prevenção de doenças e tratamento, abrigo apropriado e nutrição, além de manejo e abate sem sofrimentos evitáveis. O Farm Animal Welfare Council instituiu as Cinco Liberdades (Five Freedoms), aceitas até hoje como uma descrição geral de bem-estar animal.  De acordo com as cinco liberdades os animais devem estar:  1. Livres de fome, sede e desnutrição: os animais devem ter acesso à água e a alimento adequados para manter sua saúde e vigor.  2. Livres de desconforto: o ambiente em que vivem deve ser apropriado a cada espécie, com condições de abrigo e descanso.  3. Livres de dor, ferimentos e doenças: os responsáveis pela criação devem garantir prevenção, rápido diagnóstico e tratamento aos animais.  4. Livres para expressar seu comportamento: os animais devem ter a liberdade para se comportar naturalmente, o que exige espaço suficiente, instalações adequadas e a companhia da sua própria espécie.  5. Livres de medo e estresse: o sofrimento psicológico também precisa ser evitado. Os animais não devem ser submetidos a condições que os levem a sentir medo ou estresse, por exemplo.  Fica evidente, diante das condições às quais muitos animais estão submetidos em decorrência da paralisação dos caminhoneiros, que não são respeitadas as Cinco Liberdades citadas acima. Tanto aqueles trancados por dias dentro das carrocerias, nas rodovias, como os que estão nas fazendas ou granjas sofrem os efeitos da paralisação.  Segundo notícias, caminhões carregados com aves, bovinos e suínos estão parados nos bloqueios dos caminhoneiros em todas as regiões do país, com os animais enfrentando situações de fome, sede, sofrimento físico e estresse.  A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) alerta que há casos de animais que ficaram sem alimentação por mais de 50 horas e que cerca de um bilhão de aves e 20 milhões de suínos podem morrer devido à falta de ração. A entidade pede que o movimento dos caminhoneiros cumpra a promessa de liberar o transporte de animais e rações em todos os bloqueios. No dia 25 de maio, a entidade assim se manifestou:  Caminhões com carga viva não são autorizados a transitar. A situação mais grave está no trânsito de ração, que está sendo impedido.  A ativista pela causa dos animais, Luisa Mell, publicou um pedido no seu Instagram para que os caminhoneiros parados nas estradas alimentem os animais que estão presos nos caminhões de carga. Conclui-se, portanto, que não basta estarem destinados ao abate. O sofrimento já lhes é imposto bem antes.  Além disso, com o racionamento de ração em função dos protestos nas rodovias, os animais das indústrias de frango e suínos devem ser sacrificados antes do período de abate (abate sanitário). As empresas não estão conseguindo levar alimento aos animais, que já começam a morrer e praticar canibalismo.  Cerca de 10 mil galinhas vivas foram distribuídas à população em Vitória, Espírito Santo, na tarde de sábado (26/5), devido à falta de ração ocasionada pela paralisação dos caminhoneiros. Outra empresa, de produção de ovos, localizada no interior do Rio Grande do Sul, até o fechamento desta coluna estava distribuindo 150 mil animais para a população em geral por não ter condições de alimentá-los pelo mesmo motivo.  https://www.youtube.com/watch?v=BJbvv0AUexs  Cabe salientar que a imagem abaixo não é referente à paralisação dos caminhoneiros. Mas é geralmente esse o estado dos animais transportados para o abate. Machucados, sofrendo no transporte até chegar ao abatedouro, numa clara violação aos princípios de bem-estar.

O texto à baixo, deveras desconcertante, foi escrito há alguns dias, mas o tratamento dispensado aos 'personagens centrais' envolvidos nele, porém, por ser tão atual e recorrente e em muito tocar ao minimamente sensível à causa, trás o Camaçari Fatos e Fotos (CFF) a destacá-lo nesta data. Acompanhe:

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Em: 01/06/18 - 14:55 Fonte: CLN/Matheus Fortes / Vivianne Ramos Editoria: Cidade

'Maio Amarelo': Campanha adverte para a desatenção, principal motivo de acidente nas estradas

No dia 19, outra ação da PRE, apoiada pela CLN, foi realizada no Centro de Recuperação de viciados em Tóxicos e Álcool - Gideões de Fé com o tema.

A Concessionária Litoral Norte (CLN) realizou, durante todo o mês de maio, uma série de ações de conscientização para a segurança nas estradas entre motoristas e moradores da região da BA-099. A iniciativa fez parte do movimento 'Maio Amarelo', que neste ano teve o tema "Nós somos o trânsito". A proposta desta quinta edição foi refletir sobre a mobilidade e suas novas formas para contribuir com a diminuição dos acidentes e mortes através de campanhas para o público interno e externo.

Em 2017, quase 50% dos acidentes no trecho operacional da empresa estão relacionados à desatenção na rodovia. Por isso, a CLN recomenda que o motorista faça a manutenção preventiva do seu carro e que confira o estado de pneus (inclusive o reserva), cinto de segurança, faróis, luz de freio e pisca alerta.

É recomendável também que sejam verificados óleo, amortecedores, extintor (que deve estar dentro da validade e sem o revestimento plástico) e, se no carro há triângulo, macaco e chave de roda em condições de uso.  A concessionária sugere ainda que o usuário tenha o dinheiro trocado, para agilizar o atendimento na praça de pedágio.

Entre as atividades realizadas no período, a sede da CLN foi iluminada de amarelo em referência ao movimento, além de ter sido realizada uma campanha externa com banner no site da empresa e e-mail marketing. Para o público interno, também tiveram ações e peças que contribuem para a conscientização dos colaboradores. "O Movimento Maio Amarelo é altamente relevante para o nosso negócio e somos parte dele há anos, pois entendemos que ações voltadas para a sensibilização das pessoas para um trânsito seguro é fundamental para a garantia da vida", destacou o diretor de operações da CLN, Daniel Ovalhe.


Junto com a Polícia Rodoviária Estadual, foram realizadas ações educativas, distribuição de panfletos e a participação do Rodovito, o mascote da PRE, para atrair adultos e crianças na conscientização sobre uso do cinto de segurança, velocidade nas estradas, uso do álcool, atenção na hora de fazer travessias, entre outros temas. Mais de mil pessoas foram impactadas em ações que contaram com teste de glicemia, teste de pressão e orientações sobre segurança.

No dia 19, outra ação da PRE, apoiada pela CLN, foi realizada no Centro de Recuperação de viciados em Tóxicos e Álcool - Gideões de Fé com o tema "Nós somos o trânsito". Além disso, no Posto Arembepe foram realizados atendimentos gratuitos para a população como vacinação H1N1, aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, entrega de panfletos e mimos em referência ao dia das mães, além de um café da manhã especial para todos que participaram da ação.

"A Concessionária vem ao longo do tempo disseminando entre seus colaboradores e usuários as principais orientações de segurança no trânsito, como as Regras de Ouro, que são: jamais utilizar celular enquanto se está dirigindo e nunca misturar álcool e direção. Neste mês de maio, em especial, tivemos ações junto à PRE, que atuou para orientar sobre a importância da participação ativa e defensiva dos condutores no trânsito", completa Ovalhe.

Sobre a CLN

A Concessionária Litoral Norte, uma empresa Invepar Rodovias, faz a gestão da rodovia BA-099, que compreende a Estrada do Coco (a partir do km 7,7) e a Linha Verde, conectando Lauro de Freitas até a divisa dos Estados da Bahia e Sergipe, com extensão total de 217 km, entre 183 km de rodovias e 35 km de vias de acesso. A empresa presta serviço para o Governo do Estado da Bahia e é fiscalizada e regulamentada pela AGERBA (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia). Atualmente a Concessionária gera cerca de 300 empregos diretos e indiretos e já repassou mais de 23 milhões de reais em impostos para os municípios da região
Junto com a Polícia Rodoviária Estadual, foram realizadas ações educativas, distribuição de panfletos e a participação do Rodovito, o mascote da PRE

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Em: 30/05/18 - 17:38 Fonte: ASCOM PMC Editoria: Cidade

Greve dos Caminhoneiros - Nota da prefeitura sobre reabastecimento do Centro Comercial

Foto Kelvi Lima

A rotina de abastecimento no Centro Comercial de Camaçari está voltando à normalidade. Aos poucos as mercadorias estão voltando às bancas, após o estabelecimento ter sido afetado pela greve dos caminhoneiros que já dura 10 dias. A expectativa de estabilidade é para a próxima segunda-feira (4/6).

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