Galeria de Fotos

Não perca!!

Banner

Bahia

Hospital Salvador (Foto: Reprodução)
Hospital Salvador (Foto: Reprodução)

Serão 24 novos leitos, 10 sendo instalados já nesta semana no local

O vice-prefeito Bruno Reis afirmou nesta terça-feira (14) que a prefeitura de Salvador conseguiu na Justiça autorização para instalar leitos para pacientes com Covid-19 no Hospital Salvador. A Universidade Federal da Bahia (Ufba) havia barrado o movimento, alegando que isso iria comprometer o funcionamento da Maternidade Climério de Oliveira, que está instalada no local.

"Temos aí já planejados e em execução abrir mais 20 leitos no Sagrada Família, mais 20 leitos no Wet'n Wild, que devem ser abertos na sexta-feira, temos mais 25 na Fonte Nova, parceria entre prefeitura e governo. E mais 24 leitos, sendo que 10 já nessa semana no Hospital Salvador. Derrubamos a liminar na Justiça", explicou Bruno hoje, ao falar com a imprensa sobre a doação de 50 novos respiradores do Ministério da Saúde para Salvador.

O Tribunal Regional Federal (TRF) havia embargado os leitos para pacientes com Covid-19 depois que a Ufba alegou que a saúde de gestantes e bebês seria exposta. A universidade é responsável pela gestão da Climério de Oliveira, que tem a UTI funcionando temporariamente no Hospital Salvador. Em nota, a instituição disse que a maternidade — que é administrada pela empresa pública Ebserh, mesma do Hospital Universitário — aluga cinco dos oito andares do hospital desde 2017, quando a sede original da Climério de Oliveira, em Nazaré, iniciou reforma de suas instalações. A previsão é de que a obra seja finalizada no mês de agosto deste ano.

"Conseguimos provar na Justiça de que há segurança total. Foram feitas obras no Hospital Salvador, inclusive bancadas pela Secretaria Municipal de Saúde, para evitar o contágio. Foi separado ar-condicionado, leitos, elevador. Além disso, ouvimos a Sesab, que também viu a situação. Tomamos todas as precauções. Nosso desejo é causar o mínimo de transtornos possíveis. Lembrando que a Climério também tá funcionando num prédio que não é dela de origem, então a gente deseja que ela faça o trabalho dela e a gente o nosso. Esses 24 leitos de UTI são fundamentais pra cidade de Salvador", defende Bruno.

Além dos 50 respiradores doados pelo governo federal, outros 50 já estão no Brasil e virão para a capital através do trabalho de um parceiro da prefeitura. "Estaremos recebendo em breve, já estão no Brasil, mais 50 respiradores doados por um fornecedor da prefeitura. Esse são 50 respiradores doados pelo Ministério da Saúde, queria agradecer ao ministro Pazuello. Com esses, completam 100 que o ministério doou. Eles farão parte dos esforços que estamos fazendo para baixar a taxa de ocupação em leitos de UTI", destacou.

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br