Galeria de fotos

Não perca!!

Bahia

Prisco: (..)Desce toda a tropa pra cá meu amigo. Caesg e você. Desce todo mundo para Salvador, meu irmão... (...)
Prisco: (..)Desce toda a tropa pra cá meu amigo. Caesg e você. Desce todo mundo para Salvador, meu irmão... (...)

O clima está tenso neste momento na Assembleia Legislativa da Bahia, onde policiais militares estão amotinados, em greve, há nove dias. Logo após a veiculação de escutas telefônicas autorizadas pela Justiça, no Jornal Nacional desta quarta-feira, 08 de fevereiro, os manifestantes se agitaram e as tropas que participam do cerco à área estão em prontidão. Um grupamento de Fuzileiros Aeromóvel está na área para reforçar as tropas federais.

As gravações que o Jornal Nacional teve acesso e mostrou com exclusividade mostram uma articulação para que o movimento grevista iniciado em Salvador se estenda para o Rio de Janeiro e São Paulo, com o intuito, segundo as gravações, de impedir a realização do carnaval nas duas primeiras capitais.

No primeiro trecho da gravação, o líder do movimento grevista na Bahia, o ex-policial militar Marco Prisco, que segundo especulações é filiado ao PSDB, negociando o fechamento de uma rodovia, com um colega militar.

Leia abaixo o trecho desta conversa mostrada pelo telejornal da Rede Globo:

- Prisco: Alô, oi. Desce toda a tropa pra cá meu amigo. Caesg e você. Desce todo mundo para Salvador, meu irmão... Tou lhe pedindo pelo Amor de Deus, desce todo mundo para cá...
- David Salomão: Agora?
- Prisco: Agora, agora. Embarque...
- David Salomão: Eu vou queimar viatura... Eu vou queimar duas carretas agora na Rio/Bahia que não vai dar tempo...
- Prisco: fecha a BR aí meu irmão. Fecha a BR.

Em outros dois trechos, o cabo bombeiro do Rio de Janeiro, Benevuto Daciolo, que está em Salvador, combina a continuidade com dois anônimos que, segundo a Revista Veja, se trata (a voz masculina) de Anthony Garotinho e (a voz feminina) da deputada estadual Janira Rocha (PSOL/RJ).

Leia abaixo os trechos mencionados acima:   

Dacilolo: Pergunta ao senhor que é pessoa importantíssima a respeito da nossa PEC...pergunto: qual é a verdadeira possibilidade de nós conseguirmos passarmos em segundo turno na semana que vem? Não sei se o senhor sabe. Eu estou com uma assembleia Geral amanhã no Rio de Janeiro, com a abertura de uma greve geral no Rio também, com probabilidade de não ter carnaval nem na Bahia nem no Rio esse ano. E São Paulo acho que está para dar uma resposta agora e os outros estados também. Nós acreditamos que, se tivesse uma resposta do governo, assinalando numa possibilidade de votação no segundo turno da PEC, acalmaria muito, muito o que está acontecendo na Federação.
Mulher: Daciolo, Daciolo, presta atenção. Está errado fechar a negociação antes da greve do Rio...
Daciolo: Tudo bem, tudo bem... sabe o que vou fazer agora??? Ligue para ele que eu vou embora daqui, não vou ficar mais aqui.
Mulher: Eles não querendo que você avalize um acordo antes da greve do Rio. Depois da greve do Rio, muda tudo. Sabe como você vai ajudar eles? Voltando para o Rio, garantindo aqui. O governo vai fazer uma propostinha rebaixada para vocês, vai melhorar um pouquinho esse negócio que eles colocaram. E acho...se vocês garantirem a greve aqui, a mobilização aqui, vocês vão ajudar eles a liberar o Prisco, a ter uma negociação...

Marco Prisco negou as acusações e afirma que a gravação foi editada e que, na verdade, ele tenta acalmar o colega, na continuidade do diálogo. Já o cabo Daciolo disse ao JN que não recorda das ligações.

Cerco à ALBA

Em Salvador, as forças nacionais aumentaram o cerco à Assembleia Legislativa. Há várias ambulâncias no local. Helicópteros sobrevoam o prédio. O exército já informou que uma tropa especializada em ataques desembarcando de helicópteros está presente ao cerco. Um novo comandante coordena a operação. Está pronto o cenário para forçar a saída dos grevistas do prédio da ALBA, algo que a presidenta Dilma cobra há alguns dias. Só resta agora rezar para que tudo ocorra bem e que ninguém saia ferido desta que parece ser uma madrugada para chegar a uma definição sobre o rumo dessa greve na Bahia.

Veja também: Líder grevista Marco Prisco é preso dentro do prédio da Assembleia Legislativa

Saiba mais sobre: Cidades da Bahia

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br